Faz praticamente um ano que começou os problemas da Huawei, que não pode utilizar Google Play, agora o Google explica o que realmente está acontecendo.
Todo mundo já sabe que os aplicativos do Google, como a loja Google Play, não podem ser utilizados pela Huawei, que não pode negociar com empresas que possuam tecnologias americanas.
Agora depois de um ano do início da proibição, o Google resolveu comentar o que está acontecendo e quem está sendo afetado de alguma forma por ela.
Google fala da proibição da Huawei
Em 2019, a Huawei sofreu com o banimento do mercado dos EUA, um dos grandes problemas é que a empresa não pode mais utilizar os aplicativos do Google, o que inclui a loja Google Play, que é a mais conhecida loja de apps para o sistema Android nesse momento.
Google fala que apesar da proibição, ainda está trabalhando com a Huawei conforme as regulamentações governamentais estão permitindo, fornecendo atualizações de segurança, suporte para aplicativos e serviços nos dispositivos existentes.
Como funciona a proibição da Huawei nos dispositivos da empresa
O Google aproveitou o momento e deixou claro alguns pontos que os consumidores ainda estão confusos, principalmente sobre os aparelhos que estão disponíveis no mercado mundial.
Aparelhos lançados até 16 de maio de 2019
Telefones e dispositivos da Huawei que foram lançados antes de 16 de maio, todos possuem certificação para utilizarem os apps do Google, inclusive a loja Google Play, todas as atualizações, inclusive as de segurança estão garantidas.
Aparelhos lançados depois de 16 de maio de 2019
Dispositivos que a Huawei lançou depois de 16 de maio de 2019, estão chegando ao mercado sem a loja Google Play, apps do Google e suporte oficial.
Aparelhos como o Mate 30, Huawei Mate X, Mate Xs e outros, não contam com a loja Google Play, mas possuem a AppGallery, que a loja própria da Huawei.
Google fala para que consumidores da Huawei não instalem os GApps
Para quem possui um telefone lançando depois de 16 de maio de 2019, o Google fala que os consumidores podem colocar seu aparelho em risco ao tentar instalar os GApps (Google apps).
O processo conhecido como sideloading, serve para instalar apps no telefone, mas se feito de forma errada, pode colocar a segurança do telefone em perigo.
Resumo
O Google esclarece o que está ocorrendo com os aparelhos da Huawei, antes e depois de 16 de maio de 2019, algo que demorou um ano para acontecer.
Huawei está tentando se manter no mercado, para isso está apostando em sua própria loja, AppGallery, que aos poucos está melhorando e trazendo apps mais conhecidos do mundo.
Via: Google