Pular para o conteúdo

Google fala que não existe monopólio e que usuários são livres para escolher

iPhone Macbook Pro mecanismos de buscas

Acusado de monopólio, Google revela que os usuários são livres para escolher o melhor para si, que escolhem a empresa por ser a melhor opção para eles.

Falamos que o Google poderia sofre um processo antitruste nos EUA, que poderia fazer a empresa até mesmo vender o Chrome.

Agora o processo é real, a empresa é acusada de monopólio e enfrentará uma ação gigantesca nos EUA.

Google: não existe monopólio, as pessoas usam o Google porque escolhem

Esse é um dos maiores processos que o Google pode estar envolvido nos últimos anos, ele deve superar até mesmo o processo que a empresa recebeu na União Europeia.

HP Windows Microsoft Edge mecanismo Edge

A justiça dos EUA acusa o Google de monopólio em buscas na internet e mais, é citado que a empresa fez acordos com outras empresas e fabricantes conhecidas para manter a sua ferramenta de busca como principal em muitos aparelhos, ao mesmo tempo que impedia uma livre competição dos concorrentes.

Google revela que o processo dos EUA tem muitas falhas e que o monopólio não está configurado em nenhuma das suas ações, confira:

“As pessoas usam o Google porque escolhem, não porque são forçadas ou porque não conseguem encontrar alternativas. […] O processo não ajuda os consumidores. Pelo contrário, ele apoiará artificialmente alternativas para uma busca de menor qualidade, aumentará os preços dos telefones e tornará mais difícil para as pessoas acessarem os serviços de pesquisa que gostariam de usar.”

Galaxy A51 aplicativos concorrentes Google

Para promover seus serviços, Google paga as empresas para utilizarem por padrão o seu mecanismo de busca, e que os concorrentes fazem algo parecido, cada uma utiliza o seu próprio mecanismo que é interessante para seus usuários.

O Safari da Apple utiliza o Google porque a Apple acha melhor, mas oferece outras alternativas, o Windows e no Microsoft Edge possuem o Bing, no Android por causa dos acordos, a maioria chega com o Google.

Google ainda fala que é muito simples alterar o mecanismo de busca no navegador Chrome, que até a tela inicial do Android pode ter um widget de outra empresa para realizar buscas, sem falar que as fabricantes trazem muitos aplicativos como alternativas aos do Google, inclusive suas próprias lojas.

Resumo

O Google quer mostrar que o processo dos EUA é falho, que não está acontecendo nenhum monopólio e que os usuários são livres para escolher o mecanismo de busca que mais gostam.

O processo está apenas no começo, então pode demorar anos para chegar ao fim, então não temos ideia do que poderá acontecer, mas se o Google for considerado culpado, muitas coisas terão que mudar na empresa.

Via: Google

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *