O Google Fotos também receberá muitas novidades, finalmente uma pasta segura para os usuários, mudanças para o Android 12, em memória e muitos outros recursos ficarão disponíveis nesse ano.
Google I/O 2021 não foi apenas sobre o Android 12 e seus novos recursos, a empresa aproveitou e mostrou muitas novidades que em breve poderemos utilizar em seus diversos produtos.
Um desses produtos foi o Google Fotos, que receberá diversas novidades nesse ano de 2021, cada um com proposito diferente.
Pasta segura chegará ao Google Fotos
Como aconteceu com o Files do Google, a empresa afirma que o Google Fotos estará recebendo sua própria pasta segura (Locked Folder).
Para quem não sabe, a pasta segura é um lugar protegido com senha ou biometria, basta colocar suas fotos e vídeos que você quer que ninguém veja e nenhum outro aplicativo tenha acesso.
Isso permite esconder fotos e vídeos no Google Fotos e somente você poderá visualizar, algo muito importante e necessário muitas vezes.
De início, apenas os aparelhos da linha Pixel terão essa novidade a disposição, mas durante todo o ano mais aparelhos receberão a novidade.
Google Fotos não deverá salvar capturas de tela no Android 12
Com o Android 12 as coisas devem mudar para melhor no Google Fotos, um problema que vem acontecendo com muitos usuários, é o aplicativo salvar suas capturas de tela.
Isso acontecer por causa das fabricantes que salvam as imagens na mesma pasta da câmera, mesmo o sistema possuindo sua própria pasta screenshots para essas capturas.
Agora o sistema exige que as fabricantes mandem as capturas de tela diretamente para a pasta screenshots, se o usuário quiser, basta ativar o backup da pasta para enviar suas capturas de tela para o Google Fotos, caso contrário, eles se manterão apenas no telefone.
Isso irá diminuir o envio de imagens que normalmente você não iria enviar para o Google Fotos, assim economizando espaço precioso no serviço.
Memórias com aprendizado de máquina
A IA está em alta no Google Fotos, inteligência artificial agora tem a capacidade de criar memórias utilizando padrões visuais iguais ou parecidos.
No exemplo, a mochila laranja chamou a atenção da inteligência artificial, então a IA criou uma memória única, que irá contar uma grande história.
Momentos cinematográficos colocará movimentos em suas fotos
Com a intenção de tirar fotos perfeitas, a maioria das pessoas tiram várias fotos de um momento em especial.
O Google Fotos irá utilizar essas fotos e com a ajuda da IA, irá colocar movimento em entre duas fotos quase idêntica.
A inteligência artificial consegue preencher o espaço “vazio” entre as duas imagens e colocará novos quadros, assim gerando movimentos para as imagens.
Memórias podem ser apagadas por inteiro ou apenas algumas imagens
Para muitas pessoas, a troca de aparência é algo benéfico, mas eles ainda acham doloroso ver como eram no passado, algo que pode acontecer a qualquer momento com o Google Fotos trazendo antigas memórias.
O Google escutou a comunidade transgênero e em parceira e com feedback da GLAAD, o serviço apresentará controles para excluir o que não gostar das memórias.
Os usuários poderão remover um período para que ele não vire memória, também será possível apagar a memória por inteiro, remover apenas algumas fotos e até renomear.
Google Fotos ainda melhor em 2021, mas sem backup gratuito
Como podemos notar, o Google Fotos ficará ainda melhor nesse ano de 2021, ele terá recursos e novidades interessantes para boa parte dos usuários.
Mas por outro lado, o Google Fotos perderá o backup gratuito no final desse mês de maio, ou seja, você tem poucos dias para armazenar suas fotos de graça no serviço.
Em 01 de junho de 2021, os arquivos que estão no Google Fotos não ocuparam espaço, mas os novos que serão enviados, irão consumir a sua cota gratuita de 15GB, exigindo que compre mais espaço no Google One ou apagando os conteúdos que não precisar.