Depois da descoberta de uma falha no Linux que poderia comprometer outros sistemas, Google lançou correção para o problema que poderia afetar 66% dos aparelhos com Android.
Conhecido como CVE-2016-0728, a falha existe no Linux desde 2013 e afeta o Kernel 3.8, em resumo o problema permite que aplicativos maliciosos possam invadir o sistema e que tenham acesso root, com esse acesso liberado é possível fazer qualquer coisa sem a autorização do usuário, saiba mais em “Falha de segurança do Linux afeta cerca de 66% dos aparelhos com Android”.
Agora o Google anuncia que já lançou a correção para o problema e revela algumas coisas interessantes sobre o problema e possíveis sistemas que foram afetados por essa falha.
O primeiro relato de que até 66% dos aparelhos Android são afetados pela falha podem ser menores por muitas razões diferentes.
A falha inicialmente afeta somente aparelhos com o Android 4.4 KitKat ou versões anteriores, além disso muitos aparelhos com o 4.4 estão livres desse bug.
Dispositivos com o Android 5.0 ou superior são totalmente livres dessa falha de segurança por usarem o SELinux, versão mais segura do Linux que evita muitas vezes que aplicativos possam modificar ou acessar partes importantes do sistema.
Mesmo com poucos aparelhos afetados por essa falha de segurança o Google foi rápido para liberar a atualização para seus parceiros, agora dependem das fabricantes para lançarem a atualização para os seus dispositivos afetados, lembrando que essa correção como garantia chegará no patch de segurança de março para todos os aparelhos da linha Nexus.
O Google ainda está investigando essa falha para saber como ela afeta todo o sistema Android e assim conseguir prever se existe outra falha parecida.
Infelizmente como a atualização ficará a cargo das fabricantes, essa correção poderá nunca chegar de forma oficial para muitos dispositivos já que dificilmente uma fabricante irá atualizar um aparelho que ainda está rodando o Android 4.4 KitKat.
Como sempre o jeito para esses consumidores é a instalação de uma ROM com no mínimo o Android 5.0 Lollipop, dessa forma você poderá manter seu aparelho e dados mais seguros.
Via: Google+