O sistema Android no Brasil está recebendo os novos recursos contra roubo e furto, inovação está sendo liberada pelo Google.
Intenção é proteger os usuários contra furtos e roubos, mas também traz opções para depois do acontecimento.
Isso significa que teremos proteções para antes, durante e depois, então é possível fazer muitas coisas para não terem acesso aos dados do aparelho.
Telefones estão mais protegidos no país
Google começou a liberar os recursos contra roubo de telefones no Brasil, novidade chega em fase beta, ou seja, ainda está em teste, mas agora liberado para todos.
A liberação da novidade está sendo feita no país inteiro, mas pode demorar alguns dias para que todos realmente tenham acesso.
Com a disponibilidade e a capacidade de fazer a ativação, a função irá proteger seu aparelho antes, durante e depois de furtos e roubos.
Empresa fala que a ativação é bem simples, quando estiver liberada no dispositivo, é preciso ir em “Configurações”, “Google”, “Todos os serviços” e “Proteção contra roubo”.
Como falamos, a liberação está sendo aos poucos, até o momento eu não tenho acesso, então pode demorar para ficar disponível para todos.
Para o recurso é preciso ter o Android 10 ou superior, lembrando que não é compatível com o Android Go.
Opções e suas funções
Ao ativar, teremos três configurações diferentes, mas alguns dispositivos podem não ter hardware compatível para utilizar essas opções, nesse caso, a opção fica apagada e não será possível ativar.
Confira o que acontece ao ativar cada uma das opções:
Bloqueio de Detecção de Roubo
Utiliza a inteligência artificial para detectar se alguém pegou o telefone da sua mão e saiu correndo, não importa se foi de bicicleta, em carro ou a pé.
Ao pensar que o celular foi roubado, a tela é automaticamente bloqueada pelo sistema, o que vai impedir de acessarem seus dados.
Bloqueio Remoto
Utilizando o Encontre Meu Dispositivo, os usuários podem facilmente fazer o bloqueio ou fazer uma restauração de fábrica em aparelhos roubados ou furtados.
A grande novidade é que agora será possível fazer o bloqueio remoto utilizando outro telefone, e apenas utilizando o número do telefone e a senha.
Bloqueios de Dispositivo Offline
É a função que realiza o bloqueio do smartphone quando ele é desconectado por muito tempo, algo que muitos ladrões fazem para que o Bloqueio Remoto não entre em ação.
O recurso entra em ação automaticamente e claro, irá funcionar até mesmo sem ter acesso a internet, assim protegendo seus dados quando não existe a possibilidade de fazer o envio do comando de bloqueio pela rede.
Fonte: Google