Os desenvolvedores terão que seguir os novos requisitos para o Wear OS 3, se quiserem seus aplicativos funcionando como deveria no sistema.
As mudanças chegam em todos os setores, e são principalmente para trazer uma experiência aprimorada para os usuários dos relógios inteligentes.
Os requisitos chegam para exigir que aplicativos tenham mais qualidade, que funcionem melhor e tenham funções parecidas para que seja um padrão conhecido pelo usuário.
Apps do Wear OS 3 ganham novos requisitos que entram em ação no final de agosto de 2023
Google revelou novos requisitos para os aplicativos do Wear OS 3, essas mudanças chegam para melhorar o desempenho e criar um padrão de funcionalidades nos apps, o que ajudará o usuário a saber o que está fazendo em todas as aplicações.
A primeira mudança acontece na API, desenvolvedores terão que utilizar a API 30, que é do Android 11, isso significa que as aplicações terão maior segurança, qualidade e desempenho, os apps que utilizarem uma API mais antiga, não serão detectáveis na loja Google Play Store.
No visual, o Google fala que é para usar um plano de fundo preto em todos os aplicativos e blocos, então não será mais permitido fundo coloridos.
A hora precisa ser mostrada claramente no topo do relógio na tela inicial do aplicativo e em telas de atividades que estão em andamento, mas não é recomendado mostrar o relógio em telas de confirmação ou caixas de diálogos, já que essas telas são mostradas em poucos segundos e exigem maior atenção pelo usuário.
Em atividades contínua, que é quando uma atividade está em andamento, é preciso que o aplicativo mostre que está com uma atividade em andamento no mostrador do relógio, que também faça referência dessa atividade a partir do bloco e por fim, é preciso que os desenvolvedores atualize a aplicação com o chip iniciador (launcher) de apps apropriado para a atividade em andamento.
Como podemos ver, as mudanças chegam para trazer melhorias para os usuários dos relógios inteligentes, o Google fala que os novos requisitos chegam para “fornecer uma experiência consistente, intuitiva e agradável para os usuários do Wear OS”, empresa também afirma que “nosso objetivo é melhorar a qualidade do aplicativo e a capacidade de descoberta de aplicativos de qualidade em todo o ecossistema do Wear OS”.
Usuários não precisam fazer nada, os desenvolvedores dos aplicativos precisam seguir os novos requisitos que começarão a valer a partir de 31 de agosto de 2023, isso significa que possuem 5 meses para se adequarem as novidades reveladas.
Fonte: Android Developers