Finalmente o Google está permitindo alterar o mecanismo de busca em seus dispositivos da linha Pixel.
Essa novidade é muito interessante para todos, já que irá aumentar a concorrência e o usuário terá mais facilidade para escolher a ferramenta que mais agrada.
É esperado que essa alteração também seja liberada para consumidores que possuem dispositivos de outras fabricantes.
Dispositivos Pixel apresentam tela para alterar mecanismo de pesquisa
Donos de dispositivos da linha Google Pixel estão recebendo uma tela que permite alterar o mecanismo de pesquisa.
Por padrão, o Android traz o Google como provedor principal pelas pesquisas feitas, tanto na barra de pesquisa como no navegador Chrome.
Agora, pelos menos quem mora na Europa, está recebendo uma nova tela para escolher o mecanismo de busca que preferir.
A tela surge após um toque em uma notificação, ela explica que o você pode selecionar o mecanismo de pesquisa, então irá mostrar algumas opções para você escolher.
As opções são mostradas ao que parece, com base no país do usuário, então deve variar de região para região.
Algo bem curioso, é que ao selecionar uma das opções, sem que seja o próprio Google, será necessário baixar o aplicativo do mecanismo selecionado.
Após a instalação do aplicativo, a tela inicial contará com a barra de pesquisa com o ícone do mecanismo selecionado, indicando que a troca foi feita com sucesso e que você já pode fazer pesquisas.
A novidade é integrada ao Pixel Launcher, então para fazer qualquer ajuste, é preciso entrar nele, apertar em “Configurações”, “Configurações de pesquisa da tela inicial” e “Mecanismo de pesquisa”, essa opção permitirá fazer a troca do mecanismo a qualquer momento.
Mudança é por causa da Europa
No final de janeiro, o Google revelou que estaria trazendo mudanças para seus serviços, o que deixou desvincular os dados entre os serviços do Google.
Essa alteração e agora a tela para mudar o mecanismo de busca não estão chegando à toa, mas sim por imposição da Europa.
Para quem não sabe, a partir de 6 de março de 2024, a Lei de Mercados Digitais da União Europeia entrou em vigor, ela exige que as empresas permitam que os usuários tenham maior controle sobre seus dados e escolhas, mesmo dentro de uma única empresa que tenha vários serviços diferentes.
Outra grande mudança é na competitividade, que para ser estimulada, as empresas maiores são obrigadas a permitir compatibilidade com seus aplicativos, algo que o WhatsApp está fazendo, e em casos como o do Google, é obrigatório a livre e fácil escolha dos usuários sobre o mecanismo de busca do Android e muito mais.
No geral, as mudanças que a lei está trazendo são positivas para os usuários da Europa, aumentando a concorrência em vários setores e trazendo maior controle sobre os dados e escolhas.
Fonte: Twitter