Como já era esperado, o Google Pixel 4a não contará com novas atualizações do sistema, se mantendo como está no momento.
Aparelho completou mais de três anos no mercado, o que se resume ao fim da sua capacidade de receber novas versões do sistema.
Claro que o fim do suporte, também indica que ele não terá novas atualizações com os patches mensais, ficando inseguro nos próximos meses.
Chegou ao fim da sua vida útil no software
Nada mais de atualizações para o telefone, modelo chegou ao fim do seu suporte, então está sendo abandonado oficialmente.
O Google Pixel 4a foi apresentado oficialmente em agosto de 2020, sua pré-venda foi iniciada em 10 de setembro, e começou a ser enviado aos comprados semanas depois.
Celular chegou ao mercado com o Android 10 de fábrica, claro que mais tarde ele foi atualizado para o Android 11, Android 12 e para o Android 13, sendo essa a sua última versão do sistema, e que se manterá para sempre.
Como sempre faz, o Google sempre deixa claro como seus aparelhos serão atualizados, então é possível saber em seu lançamento quantos anos ele terá suporte e quando chegará o fim da sua vida útil.
No caso do Google Pixel 4a, o Google revelou que o seu suporte de atualizações do Android e de segurança seria até agosto de 2023, ou seja, mês passado, que inclusive, o aparelho recebeu o patch de segurança de agosto.
Agora no mês de setembro, o Google já liberou o patch de segurança mais recente, e como esperado, o smartphone não faz parte dos aparelhos que recebeu a novidade.
Com o fim do suporte de software, quem possui o smartphone, já pode ir pensando em comprar um telefone em promoção, para se manter atualizado e com um hardware mais recente.
O Google Pixel 4a chegou ao mercado com o Snapdragon 730G, bateria de 3.140 mAh, tela de 5.81 polegadas, 6GB de RAM, 128GB de armazenamento interno, câmera única na traseira de 12.2MP e frontal de 8MP.
Lembrando que o Google Pixel 4a 5G receberá o Android 14 de forma oficial, mas seu suporte acabará em breve, no mês de novembro.
Fonte: Support Google