A loja Google Play está exigindo a partir de hoje, que aplicativos sejam compatíveis com no mínimo, o sistema Android 10 (API 29).
Essa exigência chega para otimizar as próprias aplicações, trazer apps compatíveis com os sistemas mais recentes e maior compatibilidade com as versões anteriores.
A regra estava valendo para os aplicativos novos, mas começa a ser algo que precisa ser seguido por todas as aplicações.
Aplicativos compatíveis Android 10 (API 29) é exigência da loja Google Play
O Android 10 é conhecido pela API 29, que agora virou uma exigência para todos os desenvolvedores de aplicações para o sistema Android.
Google revelou que os novos aplicativos e atualizações para os aplicativos antigos exigem no mínimo o uso da API 29, do Android 10.
A empresa revela que a cada ano são realizadas muitas mudanças e melhorias na API do sistema Android, assim otimizações e maior segurança são itens que são aprimorados anualmente.
Ao exigir que os desenvolvedores utilizem uma API mais atual, todos ganham, já que a experiência dos usuários é melhorada, e os desenvolvedores podem aproveitar todas as novidades do sistema em suas aplicações.
Sim, todos os desenvolvedores estão sendo forçados a utilizarem a API 29 para trazer aplicações e games mais aprimorados e aproveitando os recursos mais recentes que cada versão possui.
Para os usuários, além de uma melhor experiência, temos um melhor aproveitamento dos apps, que irão funcionar melhor nas versões mais atuais do sistema e ainda irá manter a compatibilidade com os sistemas anteriores.
Aplicativos da loja Google Play precisam ter 64 bits
Outra exigência que começou em agosto desse ano, a loja Google Play exige versões 64 bits dos aplicativos.
Essa regra também chega para melhorar a experiência dos usuários, que nesse caso em especial, poderão utilizar instruções 64 bits dos seus processadores atuais para rodar de forma mais rápida e eficiente as aplicações compatíveis.
Mas lembrando que os aplicativos irão continuar funcionando nos processadores de 32 bits, assim mantendo a compatibilidade e seu funcionamento em aparelhos mais antigos.
Resumo
Como acontece anualmente, a loja Google Play começa a exigir o uso de uma nova API, do Android 10, que deixará os aplicativos novos e atualizados com melhor performance, compatibilidade e outros aprimoramentos.
Essa novidade não altera muito as aplicações em geral, mas os usuários saem ganhando por contar com maior segurança, privacidade e compatibilidade aprimorada em todos os sentidos.