Conheça o Google Play Protect, que é uma proteção contra ameaças no sistema Android, o que ajuda a te proteger a todo momento.
O sistema Android está sendo protegido de diversas formas, inclusive contra ameaças escondidas nos aplicativos.
Hoje iremos falar um pouco de uma das mais importantes defesas do sistema Android contra malwares e outras ameaças recentes que surgem.
É a proteção integrada no Android contra malware e outras ameaças
Como o subtítulo descreve, Google Play Protect é a proteção integrada no Android contra malware e outras ameaças.
A novidade estreou no Android Oreo, desde então, está disponível para diversas versões do sistema, chegando como um recurso avançado de proteção.
Cada dia que passa, o recurso vem sendo melhorado, e consegue indicar que existem ameaças conhecidas nos aplicativos.
Como a proteção funciona?
Google Play Protect tem dois focos, proteção do dispositivo e segurança baseada na nuvem, a união dos dois itens é um grande diferencial para a ferramenta.
Proteção no dispositivo é um recurso ativo, ele sempre entra em ação quando você está instalando um aplicativo, em suas últimas versões, trouxe aprimoramento na varredura de APKs.
Já na nuvem, o Google recolhe os dados das verificações de aplicativos, e faz uma grande lista para saber de onde foi baixada as aplicações, se estão funcionando sem ameaças e muitos mais, isso garante maior segurança para os usuários, que serão facilmente alertados sobre problemas.
Como funciona a proteção no dispositivo
A ferramenta faz buscas para descobrir se existem PHAs, que são conhecidos em português como apps potencialmente nocivos.
Para te manter protegido, Google Play Protect faz verificações de PHA no mínimo uma vez por dia, e claro, se algo é encontrado, você é alertado.
Com base no que é encontrado, o aplicativo pode ser removido do dispositivo e futuras instalações são bloqueadas e os dados são enviados para a nuvem, assim mais usuários ficarão protegidos da ameaça que foi detectada.
Os usuários também podem fazer uma busca manualmente quando quiser, o que irá baixar as informações mais recentes dos servidores do Google e pesquisar se existe algo parecido em seus aplicativos.
Proteção na nuvem
Todas as informações das varreduras são enviadas para o servidor do Google, que irá avaliar os dados para combater os perigos.
Graças ao aprendizado de máquina, o algoritmo avançado do Google Play Protect consegue aprender quais apps estão seguros ou são nocivos, criando um grande banco de dados de apps.
Esse grande sistema verifica o comportamento do aplicativo no dispositivo, como ele interage com outros apps, se compartilha alguma informação, se instala outros aplicativos, se acessa site perigosos ou se ignora recursos conhecidos de segurança integrados no sistema Android.
Com todas essas informações, a proteção na nuvem é um grande diferencial que ajudará de forma rápida as pessoas que precisam de mais segurança contra malware e outras ameaças que surgem.
Verificação off-line
Como esperado, a proteção contra malware do sistema Android irá funcionar até mesmo em aparelho sem internet.
Quando estiver off-line, a verificação irá utilizar os dados mais atuais que possui das ameaças, o que ajuda a diminuir a chance de instalar uma ameaça conhecida.
Ao conectar na internet novamente, a varredura realizará uma verificação completa do aplicativo instalado, mas dessa vez, utilizando os dados baixados mais recentemente.
Varredura entra em ação na instalação de APKs
Diferente do que muitos podem pensar, Google Play Protect também irá verificar as instalações de APKs e de todas as aplicações que são instaladas.
Instalar um APK fará com que a ferramenta faça uma verificação para tentar descobrir se existe algum perigo.
Essa pesquisa em aplicativos baixados na internet é feita em tempo real e comparada com as amostras de aplicativos maliciosos já conhecidos.
Além disso, temos o aprendizado de máquina entrando em ação para fazer uma verificação aprimorada, mas também temos a varredura em nível de código, que conseguirá reconhecer aplicativos que estão se modificando para enganar o sistema e os usuários.
O que acontece quando uma ameaça é encontrada?
Os usuários são informados quando alguma coisa é encontrada, então poderá selecionar o que irão fazer com a ameaça.
Se uma ameaça muito grave é encontrada no seu Android, ela é automaticamente removida para evitar roubo de dados, instalação de outros apps e mais.
Mas se ela é considerada menos grave, ela é desativada, o que significa que não podem ser utilizados, mas ainda estão no dispositivo, o que permite recuperar seus dados.
Em ambos os casos, os usuários são notificados sobre o que está acontecendo, nesse último caso, os usuários podem reativar o app e utilizá-lo normalmente, mas sem nenhuma ação, a aplicação ficará desativada.
Não baixe a guarda e baixe apps de lugares seguros
Mesmo com essa proteção e segurança extra ativada por padrão no sistema Android, você não pode baixar a guarda.
A recomendação é baixar aplicativos e jogos de lugares que você realmente confia, como a loja Google Play Store, Galaxy Store e outros.
Também fique de olho nas permissões, se um app pede muitas liberações, desconfie, ainda mais se a aplicação foi baixada em sites da internet.
Então faça a sua parte, fique atento, utilize aplicativos de desenvolvedores conhecidos e só instale itens em que o download foi em sites de sua confiança.
Google Play Protect vem ativo por padrão no Android e aumenta a proteção contra malware
Depois desse grande texto, podemos afirmar que o Google Play Protect é uma grande proteção contra malware que está ativa por padrão no sistema.
Como já vem ligada, os usuários são protegidos e estão seguros desde o primeiro segundo que ligam o seu Android.
Claro que a ferramenta irá te proteger de muitas ameaças, mas você também precisa ficar atento, não instalar apps de fontes que não confia e ficar de olho no que você está instalando e nas permissões que estão sendo pedidas por essas aplicações.