Google está trabalhando para que o Google Play Protect tenha a função de pausa temporária, o que pode ajudar em muitos casos.
Esse recurso será interessante para quem principalmente gosta de baixar e instalar APKs.
E como é algo temporário, depois do período, a proteção volta a funcionar e proteger os usuários novamente.
Recursos chega para ajudar na instalação de APKs
Ensinamos como desativar o Google Play Protect, mas no futuro o recurso terá função para pausar temporariamente, o que é algo mais indicado.
A proteção faz parte do Android, mas nem todo mundo gosta dela ativa a todo momento, principalmente quem instala APKs no Android.
Muitas vezes ela protege, mas pode trazer falso positivos, o que atrapalha principalmente na hora de baixar arquivos e na instalação de aplicativos.
Mas agora foi descoberto que no futuro, a função terá o recurso para pausar temporariamente quando necessário, algo que deve agradar muitas pessoas.
Com a pausa, o recurso será desativado, mas depois de um tempo pré-estabelecido, ele será ativado sem qualquer ação do usuário.
Essa novidade está em desenvolvimento, mas se mostra uma excelente opção, permitindo que seja baixado e instalado APKs sem problemas, mas como ela será ativada automaticamente mais tarde, estará ativa para procurar ameaças no telefone.
Quando estiver disponível, a opção trará comodidade para todos, permitindo baixar e instalar aplicativos baixados na internet, e mais tarde verificando se os itens instalados possuem algum tipo de ameaça aos dados e ao aparelho em geral.
Ao que tudo indica, o período de desativação temporária será de um dia, sendo ativado novamente no dia seguinte.
Eu não recomendo que desative a proteção do Android de forma definitiva, já que é uma ferramenta importante para descobrir e se livrar de malware e outros, que até mesmo podem ser encontrados escondidos na loja Google Play Store.
Como ainda é um recurso em desenvolvimento, não se sabe quando a pausa temporária estará chegando no Google Play Protect.
Fonte: Androidpolice