A loja Google Play Store já está removendo apps que trazem promessas falsas de limpar ou deixar os telefones mais rápidos.
Desenvolvedores estão relatando que seus aplicativos estão sendo retirados da loja do Android, todos estão recebendo o aviso da remoção.
Isso indica que o Google já está trabalhando para deixar a loja mais limpa e expulsando apps que prometem o que não podem cumprir.
Promessas são falsas e enganam usuários
Já faz um tempo que a loja Google Play Store revelou algumas mudanças na forma que os desenvolvedores revelam os recursos das suas aplicações, os desenvolvedores precisam ser honestos e não podem prometer o que não podem cumprir, a empresa fala o seguinte:
“Não é possível que um aplicativo de terceiros melhore a memória, o desempenho ou o comportamento térmico de um dispositivo Android. Você deve verificar se seu aplicativo está em conformidade com as diretrizes do Google Play em relação a alegações enganosas.”
Agora essa situação está sendo aplicada na prática e desenvolvedores estão relatando que seus aplicativos estão sendo removidos da loja.
Muitas dessas aplicações removidas prometem melhorar o desempenho, limpar arquivos que não são mais necessários, diminuir o aquecimento e trazer melhor performance em geral.
Claro que como o desenvolvedor descreve o seu aplicativo, pode ser considerado alegações enganosas, prometendo o que não consegue cumprir.
Para os limpadores, atualmente, eles realmente liberam o armazenamento interno, deixando mais espaço para mais jogos e apps, mas na prática, isso não traz mais desempenho.
No caso dos aplicativos que prometem mais desempenho, eles são os task killer, que matam apps em segundo plano, mas eles acabam aumentando o gasto de bateria e podem deixar o telefone mais lento, tanto, que o Android 14 não permite que os aplicativos task killer funcionem, já que não trazem benefícios reais para os usuários.
Fonte: Telegram