Pular para o conteúdo

Google Play Store exige que apps tenham a opção para excluir dados do usuário

Google Play Store exclusão de dados usuários

A loja Google Play Store começou a exigir que as aplicações tenham a opção de exclusão de dados, o que permitirá que o usuário peça a remoção a qualquer momento.

Os aplicativos conseguem uma boa parte dos dados dos usuários, mas nem sempre é fácil deletar eles no app.

Agora o Google quer deixar isso um pouco mais fácil para os usuários, então os desenvolvedores terão que se adequar as novas exigências.

Aplicativos da loja Google Play Store terão que contar com opção de excluir dados do usuário

Segurança e privacidade são itens que o Android vem melhorando a cada ano, o que significa que os dados dos usuários estão sendo cada vez mais protegidos.

Google Play Store novo logo

Agora a loja Google Play Store começou a exigir mudanças, então os desenvolvedores terão que adicionar a opção para excluir dados dos usuários, algo que nem todas as aplicações possuem nesse momento.

Além disso, será preciso que os desenvolvedores coloquem um link na aba segurança dos dados, que é a parte que mostra como as empresas cuidam dos dados dos usuários.

Inclusive, atualmente é possível ver a opção “Não é possível excluir dados”, que como o nome indica, o aplicativo não permite que os usuários apaguem seus dados, algo que deve mudar até o próximo ano.

Google Play Store exclusão de dados usuários

Curiosamente, além da opção no próprio aplicativo para deletar os dados dos usuários, a loja Google Play Store exige que exista um link para essa tarefa, que permitirá que as pessoas possam pedir a exclusão dos dados, mesmo sem o aplicativo instalado.

Google fala que o primeiro passo já foi dado, que os desenvolvedores da loja Google Play Store estão sendo perguntados sobre a exclusão de dados no formulário de segurança de dados, e precisam responder a essa pergunta até o dia 7 de dezembro de 2023.

Mas esse é só o começo, os desenvolvedores terão que começar a seguir essa política, colocando a opção para excluir os dados nos apps e o link na loja Google Play Store até 31 de maio de 2024, o que dá mais de um ano para se adequarem a nova diretriz.

Fonte: 9to5google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *