Se o novo rumor for verdade, o Google exigirá requisitos obrigatórios para dispositivos dobráveis, que terão que contar com o mínimo de resistência e suporte de atualizações.
Isso significa que as fabricantes terão que trabalhar de forma decente para que esses modelos tenham uma longa durabilidade e recebam novas atualizações do Android por um tempo mínimo.
Essas mudanças, se entrarem em vigor, chegarão para que os telefones flexíveis tenham um padrão mínimo de resistência e de suporte do sistema.
Maior suporte e resistência para os modelos
Um novo rumor indica que o Google deve exigir requisitos obrigatórios para telefones dobráveis, o que irá trazer mais durabilidade e atualizações para os aparelhos.
Ao que tudo indica, as fabricantes de dispositivos com tela flexível terão que responder um questionário detalhado e enviar para o Google, que irá analisar os itens e verificar se vale a pena dar a certificação para o dispositivo ter seus aplicativos, incluindo a loja Google Play Store.
Em questão de requisitos, o rumor fala que será exigido que os celulares dobráveis tenham a durabilidade de pelo menos 200 mil dobras antes de apresentar problemas.
200.000 dobras permitem que o aparelho com tela flexível possa ser utilizado por 10 anos com 50 dobras por dias, ou até 5 anos com 100 dobras por dia, o que é uma duração razoável para esse tipo de dispositivo.
Outro requisito importante, é que dobradiça precisa manter a sua rigidez pelo menos em 80% após 200.000 dobras, então ela precisa ser firme.
Além de manter tudo funcionando em questão de peças, sistema atual e atualizações decentes também entram na lista.
A empresa pode requisitar pelo menos duas grandes atualizações do sistema e dois anos de atualizações de segurança, o que não é muito e muitas fabricantes já fazem, caso da Samsung, que oferece até 4 anos de atualizações do Android e até 5 anos de atualizações de segurança para os seus Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5.
Se o Google realmente exigir esses requisitos mínimos, a empresa indicará que os telefones com tela flexível são importantes para o sistema Android, então precisam ter qualidade e bom suporte de atualizações, assim os consumidores já sabem o que podem esperar e não irão se decepcionar com esses novos modelos, que são mais caro que os tradicionais.
Fonte: Androidauthority