Os rumores indicam que o Google vai se unir a Samsung para lançar um processador móvel, algo que irá trazer muitas novidades para os próximos aparelhos.
Nos últimos anos o Google começou a focar no software, trazendo recursos únicos para seus dispositivos Pixel, algo que pode ser visto ainda mais de perto com as atualizações Pixel Featuring Drops.
Mas o foco do Google também está sendo cada vez mais direcionado ao hardware, algo que se destacou com o Pixel Visual Core, que chegou na linha Pixel 2 e trouxe um processador de imagem de alto desempenho e com recursos exclusivos.
Google em colaboração com a Samsung pode lançar processador móvel
Atualmente a Samsung possui seus próprios processadores móveis, a linha Exynos, o mais recente é o Exynos 990, que equipa a linha Galaxy S20, mas curiosamente esses processadores são vendidos para outras fabricantes, o exemplo mais recente é Vivo S6 5G, que é equipado com o Exynos 980.
Rumores recentes indicam que o Google está trabalhando com a Samsung para lançar um processador móvel especialmente para seus dispositivos.
Nesse processador Samsung iria deixar as suas personalizações de lado (núcleos Mongoose, ISP e NPU), apostando em 2 núcleos Cortex-A78, outros 2 núcleos Cortex-A76 e 4 núcleos Cortex-A55.
Na GPU, tudo indica que teremos uma ARM Mali-MP20, que ainda nem foi anunciada pela fabricante nesse momento.
Já o ISP seria substituído pelo Pixel Visual Core, que traz muitos recursos únicos para os telefones da linha Pixel 2 ou superior.
Já a NPU, que é utilizada para recursos de inteligência artificial, seria a mesma que o Google vem utilizando, ou seja, que também é destinada para telefones da linha Pixel.
O curioso é que além de trazer esse processador para os telefones do próprio Google, os rumores falam que essa novidade poderá equipar os Chromebooks e até servidores da empresa.
No momento ainda não sabemos como o processador irá se chamar, se irá fazer parte da linha Exynos, ou o Google poderá utilizar outro nome para destacar seu produto.
Resumo
O Google estaria planejando o seu próprio processador com a Samsung, que teria os recursos das duas fabricantes em um só lugar, o que seria interessante para ambas.
No momento não sabemos quando esse processador móvel será lançado, tem muitas chances de chegar com o Pixel 5 ainda nesse ano, mas ainda nada confirmado.
Via: Etnews