O Android 16 pode ser liberado oficialmente mais cedo em 2025, isso é o que alguns documentos indicam.
A versão do sistema de 2024 está sendo liberada aos poucos para diversos aparelhos apenas agora.
Mas no próximo ano, o SO poderá chegar em menos tempo, o que será bem interessante de conferir.
Nova versão poder chegar alguns meses a menos
Foi descoberto no documento de definição de compatibilidade do Google para os desenvolvedores do Android 15, que a empresa trará grandes mudanças para 25Q2 (segundo trimestre de 2025).
Até mesmo o AOSP (Android Open Source Project) revela que muitas mudanças serão feitas no período, indicando também 25Q2/Android W, esse W é a próxima versão do sistema, que chegará no próximo ano, e com a data, indica que o Android 16 será lançado no segundo trimestre de 2025.
Se essas informações estiverem corretas, isso indica que o novo SO pode ser liberado oficialmente entre abril e junho, o que é um período menor que o tradicional, que é lançamento entre agosto e outubro de cada ano.
Essa mudança não é algo tão inesperado assim, se pensar que o Pixel 10 pode ser lançado em agosto, e com o sistema sendo liberado mais cedo, pode chegar ao mercado sendo equipado por ele.
Os Pixel 9, 9 Pro, 9 Pro XL e Pixel 9 Pro Fold foram lançados com o Android 14, e o Android 15 chegará apenas em forma de atualização ainda em outubro.
Além disso, as fabricantes terão mais tempo para trabalhar no novo sistema, o que permitirá que mais aparelhos possam ser atualizados com a novidade no mesmo ano, além de tops de linhas do segundo semestre chegaram de fábrica com o sistema de fábrica.
Mas ainda isso tudo é um rumor, e é preciso esperar uma confirmação do Google para saber corretamente se o documento e o AOSP estão falando do próximo sistema.
Android 15 começa a chegar em dispositivos
O Android 15 foi lançado primeiro em aparelhos da fabricante Vivo, o que foi uma grande surpresa, já que normalmente o Google e a Samsung costuma serem as primeiras.
Mas o sistema já tinha sido lançado no AOSP, o que permite que fabricantes, empresas, e qualquer pessoa possa baixar e trabalhar em sua versão do OS.
É esperado que o Google atualize seus aparelhos em 15 de outubro, algo que já tinha sido revelado.
No caso da Samsung, a fabricante ainda não começou seus testes, então não se sabe quando o sistema estará chegando aos Galaxy.
Fonte: Androidauthority