O Google poderá finalmente começar a remover contas inativas do Gmail a partir do final do ano, algo que irá afetar quem não utiliza o serviço.
A intenção é se livrar de contas que nunca foram utilizadas, mas também é de limpar os servidores das empresas, que não precisam manter itens que não são utilizados por ninguém.
Ao que tudo indica, essa limpeza começa no final do ano, mas tudo será feito de forma clara, para que os usuários não percam seus itens.
Contas inativas do Gmail e outros serviços poderão ser removidas pelo Google no final do ano
Anunciado em 2020, Google revelou que iria apagar dados e contas inativas por 2 anos no Gmail, Google Drive, Google Fotos e mais.
Agora ao que tudo indica, a empresa deve começar a trabalhar para que essas contas e arquivos comecem a serem apagados.
Informação mais recente vem de um pronunciamento do Google confira:
“Se uma Conta do Google não tiver sido usada ou conectada por pelo menos 2 anos, o Google excluirá essa conta pessoal e seu conteúdo. Além do endereço de e-mail ficar inacessível, as mensagens do Gmail, os eventos do Agenda, o Drive, o Documentos e outros arquivos do Google Workspace, bem como os backups do Google Fotos, serão removidos.”
Como o texto é bem claro, se uma conta Gmail não estiver sendo utilizada, ou seja, não foi conectada nenhuma vez em 2 anos, ela será excluída, e arquivos nos serviços da empresa, como Google Fotos, Drive, documentos e outros, também serão apagados de uma só vez.
Mas a empresa fala que todo o procedimento será transparente, para que o usuário saiba o que está acontecendo e consiga evitar o apagamento dos seus dados se quiser, então serão enviadas muitas notificações para o e-mail e para o e-mail de recuperação, se existir um atrelado a conta.
Inicialmente o Google apagará as contar que nunca foram utilizadas, algo que deve começar em dezembro de 2023, e a partir daí, focar nos Gmail que não foram acessados nos últimos 24 meses.
Fonte: 9to5google