Google e Qualcomm revelaram parceria para garantir três grandes atualizações do sistema Android para as fabricantes.
Isso significa que os novos aparelhos terão a capacidade para serem atualizados para três novas versões do sistema Android.
Mas na pratica, as atualizações ainda irão depender da boa vontade das fabricantes, que são as que possuem a última palavra nesse caso.
Google e Qualcomm garantem três grandes atualizações do Android
Essa parceria está acontecendo graças ao Projeto Treble, então o Google e Qualcomm estão garantindo atualizações para três novas versões do Android de forma definitiva.
O Projeto Treble permitiu separar as partes do Android, o sistema tem uma parte única, os drives outra e existe mais uma para as personalizações das fabricantes, isso trouxe mais rapidez nas atualizações do Android, já que o sistema pode ser atualizado rapidamente sem mexer na personalização e nos drives.
Agora o Google e Qualcomm trazem garantia de que a plataforma Snapdragon terá três grandes atualizações do Android.
No total, um aparelho terá a capacidade de rodar quatro vezes do Android, a que é a lançada, receberá três grandes atualizações do sistema e até 4 anos de atualizações de segurança.
As duas empresas falaram que a novidade estará disponível já no Snapdragon 888 em diante, então os processadores e telefones atuais não possuem essa garantia de longa vida.
Na verdade, mesmo com Google e Qualcomm se unindo mais uma vez e trazendo garantia de três grandes atualizações do sistema para os processadores da linha Snapdragon, no fim, a parte de atualizar ainda é a fabricante que ficará responsável, ela que deverá decidir quais aparelhos serão atualizados, mas a ferramenta para atualizar estará disponível para todos.
Resumo
Com a união dos Google e Qualcomm, os próximos processadores da linha Snapdragon (Snapdragon 888 em diante) terão a capacidade de serem atualizados para três novas versões do sistema Android e de receberem 4 anos de atualizações de segurança.
A novidade permitirá que até mesmo fabricantes pequenas atualizem seus aparelhos por um tempo maior e com menor gasto, mas ainda é preciso esperar alguns anos para saber como essa mudança irá afetar o mercado e as atualizações do Android em geral.
Via: Androiddeveloper