Google revelou que quer manter os cookies de terceiros no Chrome e enviar a responsabilidade da privacidade para as mãos dos usuários.
Empresa afirma que os editores, anunciantes e a publicidade em geral têm muito a perder ao descontinuar os cookies.
Então agora mudou a abordagem, quer manter eles como estão e o usuário terá o poder de escolher sobre a sua privacidade em geral.
Usuário que deverá decidir na visão da empresa
O Google estava planejando desativar cookies de terceiros, algo que começou em teste para algumas pessoas selecionadas.
Depois de tanto trabalho, a empresa revelou que iria criar APIs chamada Privacy Sandbox, que são destinadas para melhorar a privacidade das pessoas ao navegarem na internet.
O maior debate é entre pessoas que querem a maior privacidade possível e as empresas de publicidades, como o próprio Google, que ainda querem uma forma de rastrear o que as pessoas estão fazendo para recomendar itens e produtos relacionados nos anúncios.
Por outro lado, muitos acham que Privacy Sandbox pode se tornar uma ferramenta para concorrência desleal, já que o Google é o grande responsável por ela.
Em todo caso, agora a empresa revelou que quer manter os cookies de terceiros, isso para permitir que a mesma tenha lucro, algo que poderia ser afetado com a desativação, ela cita que todos os envolvidos com publicidade on-line, incluindo anunciantes e editores iriam sofrer da mesma forma.
Então agora, o Google sugere deixar a responsabilidade nas mãos dos usuários em vez de desativar os cookies de terceiros.
Para o usuário, isso significa que a empresa quer trazer uma nova experiência ao Chrome, que deixaria claro para os usuários algumas opções que seriam aplicadas a toda navegação, e que poderia ser alterada a qualquer momento.
Google fala que começou a discutir a sua nova ideia com os reguladores e a indústria, para saber se será aprovada e se poderá ir em frente.
Ao que parece, a empresa está lutando para não ter perdas em seu negócio de anúncios, que está crescendo anos após anos, mas eu espero que os reguladores foquem mais na privacidade do usuário, ao invés de pensar no que uma empresa bilionária quer para manter seus lucros altos às custas de dados de qualquer pessoa.
Fonte: Google