Google revela a sua vontade de usar o kernel principal do Linux diretamente no sistema Android, mudança que traria ainda mais vantagens para as fabricantes e futuras atualizações do sistema.
Aos poucos o Google vem melhorando o Android, principalmente na parte de atualizações, mas a próxima etapa pode ser ainda mais profunda do que era esperada.
A ideia do Google é começar a utilizar o kernel principal do Linux no Android, uma grande mudança que deverá trazer grandes e importantes alterações.
Google quer usar o kernel principal do Linux no Android
Os engenheiros do Google revelaram desde o ano passado a intenção de deixar o kernel do Android mais parecido possível com o do Linux, o que no fim iria diminuir o esforço para as fabricantes a cada atualização do sistema e em trazer os patches mensais de segurança, agora eles falam novamente a mesma coisa.
Atualmente o Google pega o kernel do Linux que possui suporte de longa duração, depois faz suas modificações para criar o kernel do Android, ele é enviado para as empresas de processadores colocarem os seus drive e por fim, chega a fabricantes, que colocam suas personalizações.
A intenção de deixar o kernel do Android como o principal do Linux é praticamente como ter o Projeto Treble em todos os aparelhos, que deixa tudo separado e o sistema pode ser atualizado sem que outros componentes precisem ser modificados.
Isso significa que se o Android utilizar o kernel principal do Linux, teremos apenas um único kernel para todos os tipos de aparelhos, sendo possível as fabricantes adicionarem as suas personalizações sem alterar nenhuma parte do sistema.
Com isso, teremos uma maior velocidade nas atualizações, já que as atualizações poderiam ser liberadas para todos os aparelhos de uma só vez, sem precisar esperar o trabalho das fabricantes em personalizações ou na própria atualização.
No Linux Plumbers Conference, o Google mostrou até mesmo um PocoPhone F1 rodando o Android 10 com o kernel principal do Linux, mas nem tudo ainda estava funcionando como deveria, o que irá exigir um pouco de trabalho para corrigir os problemas.
Resumo
Com a mudança do Android para o kernel principal do Linux, todos iremos ver muitas melhoras, o sistema poderia até mesmo ser atualizado diretamente pelo Google como acontece com o Windows, mas as fabricantes ainda teriam a capacidade de criar suas personalizações, mas sem precisar ter tanto trabalho para manter os telefones atualizados.
No momento, ainda não existe nem uma mínima ideia se esse conceito de utilizar o kernel principal do Linux no sistema Android será realmente uma realidade no futuro, mas se acontecer, deverá demorar alguns anos para se tornar disponível.
Via: Arstechnica