Pular para o conteúdo

Google revela que Chrome está mais rápido, principalmente em aparelhos poderosos

Navegador Chrome rápido

O Navegador Chrome para Android está mais rápido do que nunca, algo que se destaca ainda mais em dispositivos poderosos.

Empresa revela que vem fazendo muitas melhorias, e que as mudanças estão trazendo resultados positivos para os usuários.

O bom, é que o aumento de performance é sentido em todos os modelos, até mesmo nos mais simples.

Navegador está mais veloz no Android

Para comprovar as mudanças, o Google revela que desde o Chrome M112, a pontuação do navegador está aumentando no Speedometer, que é um benchmark que testa a execução de JavaScript, análise e renderização do HTML e CSS, e interações na página em geral.

Chrome Android, versão M112 vs M129, teste Speedometer
Chrome Android, versão M112 vs M129, teste Speedometer

Mas a empresa destaca que com o Snapdragon 8 Elite, um novo recorde de desempenho foi ultrapassado na versão M129, mostrando que o trabalho dos desenvolvedores do navegador, do Android e com os parceiros de hardware vem dando certo.

Para conseguir esse feito, várias alterações foram feitas no browser, o que permitiu a execução mais rápida de códigos, algo que separou dispositivos Android e os aparelhos premium mais recente, cada um com suas próprias otimizações.

Outras otimizações foram feitas, elas são encontradas no mecanismo de renderização (Blink) e no mecanismo JavaScript (V8), que forma melhorados e estão com mais performance.

Chrome Android, teste Speedometer com Snapdragon 8 Gen 3 vs Snapdragon 8 Elite
Chrome Android, teste Speedometer com Snapdragon 8 Gen 3 vs Snapdragon 8 Elite

Mas o trabalho com o sistema Android e principalmente com as fabricantes de chip, estão permitindo fazer aprimoramentos mais profundos, o que no final permite fazer melhor aproveitamento do SoC.

Para o Chrome em si, a partir da versão M113, agora existe duas versões, uma para todos os modelos em geral e outra dedicada para aparelhos mais recentes e poderosos, ou seja, que são premium, essa separação permitiu criar uma versão mais atual, com suporte para ARM de 64 bits, com novo binário, com novas técnicas e com melhor ordenação dos códigos.

Em chips, o Google destaca a parceria com a Qualcomm, que conseguiu trazer melhorias de 60% a 80% no navegador ao utilizar o Snapdragon 8 Elite em vez do Snapdragon 8 Gen 3, o que significa que o SoC está mais eficiente e conta com suas próprias otimizações para deixar a navegação mais rápida.

Chrome Android, versão M112 vs M129, teste Google Docs
Chrome Android, versão M112 vs M129, teste Google Docs

Por fim, a empresa fala que o Google Pixel Tablet consegue abrir um documento do Google Docs 50% mais rápido, isso comparando a versão M112 e a atual M129.

Isso tudo se resume em mais desempenho para todos os tipos de Android, mas com destaque para os mais poderosos e que estão sendo atualizados, que poderão aproveitar ainda mais performance em todos os sentidos.

Fonte: Blog Chromium

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *