Melhorias para as notificações do Android estão em desenvolvimento pelo Google, da mesma forma, o backup e restauração dos dados do Saúde Connect então sendo trabalhados.
Sincronização e rejeição de notificações antigas estão sendo desenvolvidas, o que deve ajudar pessoas com muitos aparelhos.
No caso do Saúde Connect, em breve o recurso terá a capacidade de salvar os dados na nuvem para restaurar quando preciso.
Notificações serão sincronizadas nos dispositivos
Foi descoberto que o Google está trabalhando para trazer o recurso de sincronização entre dispositivos para as notificações.
Quando estiver disponível, uma notificação que chegar em um aparelho, poderá ser visualizado nos outros que possuem a mesma conta.
É esperado que quando a mensagem é visualizada ou descartada, ela também suma dos outros dispositivos.
Ao que tudo indica, essa novidade poderá ser lançada para os aparelhos de diversas fabricantes, mas ainda não é algo confirmado.
No momento, ela foi descoberta no Android 15 QPR1 Beta 2, mas ainda não está ativada nos dispositivos da linha Pixel.
Depois de um tempo, as notificações ficarão silenciosas
Com o Android 15 QPR1 as notificações estão ficando silenciosas depois de 14 dias, ou seja, duas semanas.
A inovação é muito interessante para quem possui um ou mais dispositivos, mas não fica mexendo em todos diariamente.
Com a novidade, quando entrar em outro aparelho, ele não ficará vibrando e nem tocando a cada notificação antiga que o sistema mostrar, o que é bem interessante para a experiência do usuário.
Além disso, essas notificações serão simplificadas, liberando espaço para as outras mensagens que são mais recentes e importantes.
Saúde Connect terá backup e restauração
Com o Android 14, o Health Connect (Saúde Connect) foi integrado ao sistema, o que permite fazer o reconhecimento e transferência de dados de saúde mais facilmente.
Para o Android 15, o Google está trabalhando para trazer recursos de backup e restauração para os dados do Saúde Connect.
Inicialmente a função irá funcionar apenas para enviar e receber arquivos da nuvem, inclusive escolhendo o serviço que quer utilizar.
Algo bem interessante, é que uma vez ativado, os usuários poderão selecionar se o backup será feito automaticamente a cada dia, semana ou mês.
Esse arquivo gerado será enviado para a nuvem de forma criptografada, o que aumenta a segurança e diminui a chance de ser acessados por outras pessoas.
No momento não se sabe quando esse recurso de backup e recuperação dos dados do Saúde Connect estará disponível, mas é uma opção que muitas pessoas irão gostar, já que poderão salvar essas informações e recuperar quando quiser.
Fonte: Androidauthority, 2 e 3