Google está trabalhando para que os aplicativos do sistema Android possam utilizar todos os recursos de câmeras que os aparelhos possuem.
Atualmente temos grandes defeitos nas aplicações quando o assunto é câmera, muitas não conseguem aproveitar todas as novidades e qualidade que as câmeras dos telefones possuem, mas isso pode mudar no futuro.
CameraX é o que estava faltando para melhorar ainda mais o setor de câmera nos aplicativos de terceiros, que normalmente são bem fracos em comparação com as aplicações da própria fabricante.
CameraX a unificação da câmera em aplicativos de terceiros
Para melhorar o cenário da câmera em aplicações de diferentes desenvolvedores, em setembro de 2019 o Google mostrou CameraX, que é uma biblioteca que se liga a API Camera2, fazendo com que os aplicativos possam utilizar os recursos da câmera do telefone no máximo.
CameraX consegue verificar quais recursos que o fabricante liberou para uso na API Camera2 e deixa que esses recursos sejam totalmente utilizados nos aplicativos que precisam utilizar a câmera do telefone.
O grande destaque é que as fabricantes têm acesso a uma extensão que permite que elas adicionem suas próprias biblioteca para que os apps possam utilizar todos os recursos exclusivos do aparelho.
Um grande exemplo seria o Galaxy S20 Ultra, que chega com zoom de 100x, os aplicativos de terceiros para utilizar essa novidade, precisam adicionar o telefone e esse recurso ao aplicativo, isso é muito trabalho para o desenvolvedor, mas com CameraX tudo fica mais simples, basta o desenvolvedor utilizar a biblioteca para conseguir acesso a todos os recursos como a filmagem 8K e mais, sem precisar adicionar cada recurso manualmente.
Como funciona hoje em dia a câmera nos aplicativos
Já viu como a câmera do WhatsApp é horrível em comparação com a do aplicativo tradicional de câmera? Isso acontece já que o desenvolvedor precisar adicionar manualmente cada câmera de cada dispositivo que é lançado, claro que isso é quase impossível, ainda mais se você pensar que telefones estão chegando com quatro ou mais câmeras, e cada uma precisa ser adicionada manualmente, então os desenvolvedores para facilitar, criam apenas uma versão simplificada, que não consegue aproveitar os recursos e qualidade da câmera dos telefones atuais.
A intenção do Google é simplesmente mudar isso, com a biblioteca CameraX, os desenvolvedores podem focar na aplicação e os aplicativos conseguirão aproveitar os recursos existente em cada câmera.
Mas infelizmente, para a biblioteca ter um grande sucesso, é preciso que as fabricantes adicionem os recursos exclusivos nesse item e que os desenvolvedores utilizem CameraX para que seus aplicativos possam utilizar a câmera ao máximo, aproveitando todos os recursos e capacidades dos smartphones.
Resumo
CameraX é uma biblioteca muito importante para o sistema Android, ela finalmente poderá trazer qualidade para os softwares de câmera de aplicativos de terceiros, que ultimamente fazem a câmera perder muita qualidade na imagem.
Agora só temos que esperar que a biblioteca comece a ser utilizada pelos desenvolvedores e fabricantes, ou que em último caso, o Google coloque esse recurso como uma obrigação para as próximas versões do sistema Android.
Lembrando que nos últimos dias o Google anunciou o CameraGo, versão do aplicativo de câmera que é totalmente otimizada para telefones mais simples e para os que são equipados com o Android Go.
Via: XDA