Novas melhorias para telas grande no Android foram reveladas pelo Google, a ideia é melhorar a experiência dos usuários que utilizam apps em tablets e dispositivos com tela flexíveis.
Com os tablets sendo novamente desejados por muitos e com os smartphones dobráveis se destacando no setor premium, o Google está direcionando esforços para que os aplicativos suportem as telas maiores.
Nem os aplicativos são feitos para suportar grandes telas no Android, mas o Google quer mudar isso, está trazendo novidades e melhorias para esse setor.
Telas grandes estão em um número maior de aparelhos
Antes de apresentar as novidades, o Google traz algumas informações importantes, as telas grandes estão sendo mais requisitadas e utilizadas do que nunca.
Além dos tablets tradicionais, o sistema Android também está recebendo dispositivos dobráveis, que fechados apresentam uma tela tradicional de smartphone, mas quando aberto, são praticamente tablets, nesse formato, temos como exemplo, o Galaxy Z Fold 2, mas o Galaxy Z Flip também é flexível e traz um formato diferente.
Nessa conta ainda entram os dispositivos que utilizam o Chrome OS, que também suportam aplicativos do Android, inclusive o Chromebook possui a loja Google Play.
Desenvolvendo app para Android utilizarem grandes telas
Google começa revelando que os desenvolvedores precisam projetar os aplicativos para telas grandes, que o app funcione corretamente em modo paisagem e horizontal, além de contar com componentes adaptativos para sempre ficar decente em qualquer tela.
Outra novidade é que os aplicativos também precisam ser otimizados para multitarefa ou modo de várias janelas, isso permite utilizar vários apps ao mesmo tempo, ou utilizar a mesma aplicação em duas janelas diferentes, assim comparação de produtos no mesmo apps, se torna algo mais fácil.
Outro destaque é o modo de entrada, os apps precisam ter suporte para teclado, mouse e caneta como itens básicos, assim sendo utilizável em qualquer tipo de dispositivo.
Google melhora os recursos para aplicativos Android utilizarem grandes telas
Para permitir um uso completo e correto das grandes telas, o Google revelou novos componentes de desenvolvimento para os aplicativos Android.
Com o novo SlidingPaneLayout, os desenvolvedores podem controlar manualmente ou deixar de forma automática como irá funcionar o design do aplicativo, sendo mostrado de uma forma em uma tela menor e revelando mais informações em telas maiores.
NavRail traz maior ajuste aos menus de navegação, que conseguirão se adaptar ao tamanho de tela, apresentando mudanças quando o dispositivo estiver na horizontal ou vertical.
Os botões agora possuem valor máximo para serem esticados, isso significa que eles se manterão bonitos em todos os aparelhos.
A biblioteca WindowManager Jetpack recebeu uma atualização para melhor aproveitamento de telas flexíveis, os desenvolvedores poderão controlar corretamente o que aparece em cada parte da tela e em outra, dependendo da forma e posição que o dispositivo está sendo utilizado, isso é parecido com o modo Flex do Galaxy Z Flip.
Por fim, o Google revela que seus aplicativos foram modernizados para utilizarem o que estão apresentando, confira;
- Chrome tem melhorias na navegação de guia em telas maiores.
- YouTube ganhou um redesenho na interface do usuário, melhorando a usabilidade em dispositivos dobráveis.
- Google Fotos apresenta mais elementos na interface do usuário, além de mostrar uma barra de pesquisa nos aparelhos maiores.
- Calendário do Google em telas maiores conta com mais ergonomia na interface do usuário.
Via: Android Developers