Apesar da Huawei afirmar o contrário, HarmonyOS não é um sistema novo, é apenas o Android disfarçado com um novo nome.
No mês passado a Huawei deu a entender que o HarmonyOS seria algo novo, um sistema feito do zero, na verdade, a fabricante já tinha revelado que o HarmonyOS estava em desenvolvimento há muito tempo.
O pessoal do Ars Technica resolveu utilizar o sistema HarmonyOS, que está em teste na China nesse momento, isso para saber como ele funciona e seus diferenciais.
SDK do HarmonyOS é difícil de conseguir
O primeiro passo para testar o sistema é ter acesso ao SDK do sistema, mas a Huawei por algum motivo, deixou o processo bem difícil, ainda mais para quem mora fora da China.
Além de um cadastro longo, que curiosamente, exige até um cartão de credito, ainda é preciso esperar dias para ter acesso.
Outra curiosidade é que os desenvolvedores só podem executar o emulador de forma remota, ou seja, você está recebendo um streaming que você pode interagir.
HarmonyOS é um Android disfarçado
Depois de todo esse processo para ter acesso ao emulador, começaram as análises para saber o que o sistema tem de diferente do Android.
Já de cara é possível que ver que o sistema é muito parecido com a EMUI, personalização da Huawei para o sistema Android.
Já na página sobre o telefone, não temos mudanças, é o mesmo que encontramos no Android 10, inclusive a parte de patch se segurança.
Nas configurações, o HarmonyOS System mostra que é a versão 10, mas curiosamente, o HarmonyOS ainda está na versão 2.0.
Em outras pesquisas e até utilizando aplicativos para saber como o sistema é identificado, o Android 10 (Android Q) sempre é mostrado.
Algo que também reflete o Android 10 são os recursos e configurações, o que indica que realmente estamos utilizando o sistema do Google.
Isso significa que o Android 10 realmente é o sistema que está sendo utilizado pela Huawei, o próprio SDK tem o HarmonyOS Ability Packages (.hap) que só contém códigos do Android, inclusive a API 29 é indicada, ela é a API do Android 10.
Curiosamente a empresa não está utilizando o Ark Compiler, que foi anunciado como um ART melhorado.
Por algum motivo a Huawei resolveu pegar o Android 10, mudar o nome de algumas configurações e dizer que o HarmonyOS é um novo sistema, mas até o momento, ele não passa de um Android 10 personalizado.
O pior é que o Android é de código livre, sendo possível seu uso e modificação por parte de qualquer empresa ou usuário, então o sistema pode sim ser utilizado pela Huawei e com todas essas mudanças, mas o problema é a empresa mentir e falar que o HarmonyOS é um sistema novo, quando na verdade, ele é o próprio Android do Google.
Via: Arstechnica