Tecnologia que utiliza os olhos para controlar o telefone é a novidade revelada pela Honor.
Na verdade, a inovação já estava disponível na China, mas apenas agora com a personalização MagicOS 8.0 que será possível aproveitar a novidade no restante do mundo.
Recurso traz mais acessibilidade para quem precisa, mas também vai ajudar todos em geral.
Rastreamento ocular para interagir com o celular
Honor revelou que sua tecnologia de rastreamento ocular estará disponível na personalização MagicOS 8.0 e permitirá utilizar os olhos para controlar o smartphone.
Ao lado da inteligência artificial, será possível utilizar os olhos para fazer muitas tarefas, o que inclui navegar e interagir por completo com os aparelhos, permitindo abrir notificações e aplicações.
Tecnologia foi criada inicialmente para ajudar quem possui ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), pessoas que são afetadas por fraquezas, rigidez e dificuldade de respirar, itens que atrapalham o movimento e causam paralisia.
Limore Noach, diretora executiva da ALS Foundation Netherlands, fala um pouco sobre ELA:
“A ELA é uma doença progressiva das células nervosas na qual seus músculos falham gradualmente.
Toda perda de função é para sempre.
As pessoas que foram diagnosticadas com uma doença que muda a vida geralmente encontram um senso de propósito renovado e querem fazer algo significativo.”
Para ajudar essas pessoas, a Honor agora revela que estará adicionado o rastreamento ocular diretamente na personalização MagicOS 8.0 no mundo todo, o que não irá exigir apps extras para o seu funcionamento.
Claro que o recurso poderá ser utilizado por quaisquer pessoas, principalmente as que não podem tocar no telefone de forma definitiva ou temporária, assim melhorando a acessibilidade em geral.
Google também tem tecnologias parecidas para acessibilidade
A acessibilidade se tornou muito importante para o Android, então muitas tecnologias como está e muitas outras estão disponíveis para qualquer pessoa.
Podemos citar o Look to Speak, que permite conversar apenas com os olhos, o que ajuda quem precisa desse tipo de acessibilidade.
Project Gameface chega para ajudar a utilizar o rosto na hora de comunicar e usar o Android por completo.
Mas muitas outras tecnologias para melhorar acessibilidade no Android estão disponíveis, e podem ser utilizadas por quem precisar.
Fonte: Honor