A HP anunciou que seu tablet TouchPad não seria mais vendido e por isso estava colocando os restantes dos aparelhos nas lojas em promoção para vender o mais rápido possível, mas estranhamente duas coisas diferentes aconteceram.
A primeira é que alguns donos do HP TouchPad já estão conseguindo rodar o Android no tablet, o acesso ao Android é feito através de um aplicativo, mas o app está com alguns problemas no áudio, para reconhecer alguns toques na tela, entre outros itens, mas claro que com comprou o aparelho em promoção está se divertindo com essa possibilidade.
Mas a mais curiosa é o segundo item, alguns HP TouchPad estão sendo enviados para os seus comparadores com o Android pré-instalados em dual-boot, ou seja, você pode escolher entre o sistema Android ou o sistema proprietário da HP.
Logicamente que depois desses relatos, alguns desenvolvedores queriam o código fonte do Android que está rodando no tablet, se receberem, eles podem fazer novas versões e até ROMs personalizadas com o Android.
Para quem enviou os e-mails a HP respondeu:
Que nunca autorizou a distribuição de seu TouchPad com o sistema Android e que fez uma investigação interna e constatou que nenhuma delas foi enviada pela propriamente pela HP, nem mesmo por engano e sobre a solicitação do código fonte eles falaram que como a HP nunca autorizou a distribuição de qualquer binário para o Android para seus aparelhos, eles não têm qualquer obrigação de prover nenhum código fonte para ninguém que está pedindo.
Com a resposta negativa por parte da HP, os desenvolvedores então foram pedir o código fonte do Android para a Qualcomm Innovation Center, empresa que negou ter qualquer participação sobre o sistema Android que está rodando no HP TouchPad e nem no aplicativo que emula o Android no tablet.
Claro que essa afirmação da Qualcomm deixou mais perguntas do que respostas.
O mistério é descobrir como o Android chegou em dual-boot e emulado no HP TouchPad, talvez, isso nunca saberemos como isso aconteceu.