Depois de uma declaração contraria, agora Huawei fala que aplicativos do Google sempre serão a primeira opção para a fabricante.
Ontem Fred Wangfei, Country Manager da Huawei na Áustria, revelou que os aplicativos do Google não seriam mais utilizados pela empresa, mesmo se a proibição acabar.
Hoje a Huawei revela o contrário, deixando claro que os aplicativos do Google sempre serão a primeira opção, mas que o banimento dos EUA dificulta as coisas entre as duas empresas.
Apps do Google sempre serão a primeira opção para a Huawei
Para deixar isso bem claro, a Huawei enviou um e-mail para o pessoal do The Verge, nesse e-mail a fabricante diz que espera que a licença seja concedida para continuar a trabalhar com o Google.
Mas que também foi obrigada pela proibição a trabalhar no Huawei Mobile Services e ao lado de muitos desenvolvedores para colocar muitos aplicativos em sua própria loja, o que está sendo muito positivo, principalmente para a Europa.
Confira a mensagem que a Huawei enviou:
“Nossa primeira escolha é o ecossistema Android aberto, incluindo o GMS (Google Mobile Services) — que foi o que nos ajudou a nos tornar o número dois do mundo no envio de smartphones.
Acredito que tanto o Google quanto a Huawei esperam que uma licença seja concedida, mas você precisaria confirmar isso com o Google.
Como resultado da listagem da entidade, agora estamos desenvolvendo o HMS (Huawei Mobile Services) — convidando os desenvolvedores de aplicativos a entrar em ação. Etc. Esta oferta recebeu muito interesse positivo na Europa. Vale a pena reiterar que fomos um dos principais contribuintes para o sistema operacional Android de código aberto nos últimos cinco anos. ”
Huawei banida no comércio dos EUA
A história é longa, mas aconteceu assim, os EUA baniram a Huawei do comercio da região, então a fabricante não pode negociar com empresas que possuem tecnologia do país.
Nesse caso a Huawei não pode mais utilizar os aplicativos do Google, o que inclui a loja Google Play, que é o que mais chama a atenção no sistema Android.
Para não ter problema no futuro, a Huawei está trabalhando no Huawei Mobile Services, um concorrente do Google Play Services do Android, que permite adicionar recursos ao sistema e que os desenvolvedores criem aplicativos e jogos para os aparelhos sem maiores problemas.
Huawei se preparando para o futuro
Infelizmente tudo indica que a proibição dos EUA para a fabricante está longe de acabar, mas a Huawei já está trabalhando para ser autossuficiente em todas as cadeias de produção.
A Huawei já possui seu próprio sistema Harmony OS, fabrica seus processadores Kirin, está atraindo desenvolvedores para a sua loja e está trabalhando com empresa que não possuam tecnologia americana em seus componentes.
No momento a empresa já lançou os Huawei Mate 30 e Huawei Mate X, o último é seu primeiro telefone flexível, e ambos foram um sucesso de vendas, mesmo que eles não tenham os aplicativos do Google instalados de fábrica.
Lembrando que aparelhos lançados com a loja Google Play antes da proibição, serão atualizados e continuarão funcionando normalmente.
Via: Theverge