Finalmente a Huawei poderá comprar de empresas dos EUA, assim fabricante deve continuar a apostar no sistema Android sem maiores problemas.
A Huawei foi banida do mercado dos EUA, mas logo depois recebeu três meses extras para que as empresas da região não ficassem sem equipamentos nesse período.
Sendo banida, a Huawei não podia mais negociar com a ARM, o que impacta diretamente seus processadores Kirin, mas o pior seria com o sistema Android, que o Google seria obrigado a proibir a Huawei de utilizar a loja Google Play e outros serviços, algo que também iria afetar as atualizações do sistema Android.
Huawei pode comprar novamente dos EUA
Agora a grande novidade é que a Huawei pode negociar novamente com as empresas dos EUA, anuncio foi feito pelo Donald Trump, Presidente dos EUA.
Donald Trump falou durante a cúpula do G20, que também revelou um acordo comercial entre China e EUA, confira:
“Eu permiti que as empresas continuassem vendendo produtos … Eu gosto da ideia de que nossas empresas vendem coisas para os outros … coisas muito complexas. […] nossas empresas ficaram muito chateadas, mas estamos permitindo essa colaboração. Portanto, se isso não se tornar um problema de segurança nacional, permitiremos que continuem negociando. ”
Isso só mostra como o presidente não foi muito feliz em colocar a Huawei na lista de empresas proibidas de fazer comercio na região, algo que acabou afetando em cheio as fabricantes dos EUA, que começaram a ter prejuízos.
E não poderia ser diferente, a Huawei é a segunda maior fabricante de smartphone no mundo, no mundo dos computadores também é uma gigante, com a maioria das peças desses dois setores são de empresas americanas, estava claro que era só questão de tempo para que os lucros delas fossem afetados.
Essa nova anistia a Huawei ainda não é totalmente liberal, Larry Kudlow, Presidente do Conselho Econômico Nacional, revelou que a Huawei ainda está na lista de empresas proibidas, mas que está totalmente liberada para comprar produtos e serviços de empresa dos EUA que estão amplamente disponíveis nos mercados internacionais, mas não deixa claro que produtos a fabricante não pode adquirir nesse momento.
Como era esperado, a proibição da Huawei nos EUA era apenas uma jogada para que a China feche um acordo de comercio, algo que realmente aconteceu, assim a empresa agora pode comprar os itens como processadores, memória, adquirir tecnologias e outros sem maiores problemas com empresas que possuam tecnologia dos EUA.
Huawei com Android
A Huawei já tinha falado que o plano era continuar apostando no sistema Android, mas claro que, já estava trabalhando em um plano B, o sistema Hongmeng OS, que irá trazer compatibilidade com aplicativos Android.
Com a liberação dos EUA, a Huawei pode continuar a parceria com o Google, trazendo a loja Google Play, acesso aos serviços do Google, ter o sistema Android de forma antecipada e muito mais.
Mas tudo indica que mesmo assim o Hongmeng OS deve continuar em desenvolvimento, quem sabe até ser lançado apenas na China, assim a fabricante terá seu próprio sistema se alguma coisa parecida acontecer novamente.
Isso significa que a Huawei continuará apostando no sistema Android ao lado do Google, mas nesse período deve continuar a trabalhar em seu próprio sistema, assim se mantendo precavida e ativa no mundo dos smartphones em todas as situações.
Lembrando que o Hongmeng OS já foi testado por alguns fabricantes e mostrou ser 60% mais rápido que o Android.
Resumo
Com a liberação da Huawei em adquirir produtos dos EUA, a empresa pode voltar a sua rotina tradicional, adquirindo memória, processadores e muito mais para seus smartphones, computadores e muito mais.
Já no caso do Android, os consumidores da fabricante não precisam se preocupar, a Huawei está livre para utilizar o sistema e seus aparelhos irão chegar com a loja Google Play e outros serviços do Google funcionando normalmente.