HyperOS acaba de ser anunciado como novo sistema da Xiaomi com mais desempenho e conectado, mas que ainda utiliza o Android como base.
Depois de muita expectativa, HyperOS, que irá substituir a MIUI nos aparelhos da Xiaomi e suas outras empresas, é revelado em sua totalidade.
Agora vamos falar um pouco do que a fabricante está trazendo e o que podemos esperar dessa grande mudança na parte de software.
É anunciado oficialmente
Anunciado oficialmente, o HyperOS é o novo sistema da Xiaomi para substituir totalmente a conhecida MIUI ROM.
A fabricante chama a novidade de sistema, mas ainda temos o Android 14 como base, então na verdade, ela é uma personalização que foi profundamente modificada para funcionar em diversos aparelhos.
Xiaomi fala que essa é uma das suas maiores evoluções em software, que o firmware é um dos mais compactos do mercado, chegando com 8,75GB.
Por dentro, a empresa fez muitos ajustes, isso começa no kernel do Android, que agora está mais otimizado e traz mais desempenho, suporta mais de 20 sistemas de arquivos, inclusive as mudanças permitem que o sistema se mantenha com a performance por muito tempo (50 meses com degradação quase zero).
Outras alterações para melhorias são encontradas na rede, no gerenciamento de RAM, nos aplicativos em segundo plano, no sistema de arquivos e nos gráficos, o que inclui até mesmo animações mais suaves entre as transições.
Criado para funcionar em diversos aparelhos como dispositivos pessoais, carro e produtos domésticos, sistema irá se adaptar a quantidade de RAM (de 64 KB a 24 GB) então seu funcionamento será otimizado conforme o hardware dos aparelhos.
A Inteligência artificial está disponível em muitos recursos, os usuários poderão utilizar o HyperMind para criar textos, imagens, completar desenhos que são esboços em completos e detalhados, busca por imagens, reconhecimento de texto em imagens e mais.
O HyperConnect é um recurso para compartilhamento e conexão, mas que chega com mais recursos para integrar todos os seus dispositivos, o melhor é que possui criptografia de ponta a ponta, aumentando a segurança na transmissão de dados.
Com essa função, os usuários podem utilizar o telefone como uma webcam para o computador, compartilhar a internet entre os seus aparelhos, e fazer as notificações chegarem no dispositivo que está em sua mão naquele momento, então é possível alternar entre os seus telefones e tablets e ser notificado normalmente.
Claro que os usuários também poderão controlar os seus dispositivos internet das coisas, o que é algo quase padrão para os telefones atuais.
Lançamento
O HyperOS está estreando nos Xiaomi 14, Xiaomi 14 Pro, relógios inteligentes Xiaomi Watch S3, no televisor Xiaomi TV S Pro 85 mini LED e muito mais.
Para os aparelhos atuais, sistema chegará entre dezembro de 2023 até 12 de janeiro de 2024, os primeiros são os Xiaomi MIX Fold 3, Xiaomi MIX Fold 2, linha Xiaomi 13, linha Redmi K60 e linha Xiaomi Pad 6, outros modelos serão atualizados posteriormente.
SO está estreando na China e as datas de liberação são para esse país, ainda sem maiores informações para o seu lançamento no mercado internacional.
Fonte: Xiaomi