Google revelou algumas novidades de IA para o Android, que avisará sobre golpes nas chamadas e traz melhorias para a acessibilidade.
O primeiro recurso chegará para alertar quando você possivelmente está em uma ligação que pode ser um golpe.
O segundo será de grande usabilidade, já que irá gerar descrições mais claras para as imagens, o que é ótimo para quem tem algum problema de visão.
Alerta de golpes em chamadas telefônicas
Com mais de US$ trilhão de dólares perdidos em fraudes, o Google utilizará a inteligência artificial para alertar os usuários do Android.
Ainda em teste, Gemini Nano pode fornecer alertas em tempo real quando detectar que a ligação pode ser um golpe.
Para descobrir o que está acontecendo, a IA estará ouvindo a conversa e alertará quando algumas coisas são faladas, por exemplo, pedem urgência para realizar uma transferência, quando senhas ou PIN são solicitados e outros dados incomuns.
O telefone irá te avisar com uma mensagem que algo está errado, dando a opção de finalizar a ligação ou continuar.
Todo o processo da IA acontece no próprio aparelho, as conversas e dados não são enviados para servidores, tudo fica no próprio celular, o que garante a privacidade.
No momento, o recurso ainda não tem lançamento confirmado, mas ainda este ano, o Google irá trazer mais informações importantes.
Acessibilidade com TalkBack irá descrever melhor as imagens
Gemini Nano estará recebendo recursos multimodais, que permite TalkBack trazer experiência aprimorada quando precisar descrever as imagens na tela.
Os criadores de site e conteúdos podem adicionar a tag alt (texto alternativo) nas imagens que são lidas para as pessoas que possuem problemas de visão.
Com a acessibilidade ligada, em média, as pessoas encontram cerca de 90 imagens que não possuem os detalhes, o que traz péssima experiência de uso para quem precisa.
Mas com o Gemini Nano integrado ao TalkBack, as imagens serão descritas de forma mais clara, conseguindo preencher as informações que estão faltando.
O recurso irá funcionar nativamente e no próprio aparelho, então as descrições são criadas rapidamente e irão funcionar até mesmo sem precisar da internet.
Fonte: Blog Google