Meta, empresa responsáveis pelas redes sociais, revelou que a integração entre Messenger do Facebook e Instagram vai ser finalizada.
Isso significa que cada rede terá seu próprio aplicativo de mensagem, que os usuários terão que utilizar para conversar com seus amigos.
A mudança será feita já no meio de dezembro, mas a empresa não revelou o que levou a realizar essa separação.
Conversas do Facebook e Instagram serão separadas
Para o usuário atual, a separação das conversas do Facebook e Instagram significa que a comunicação entre os dois aplicativos está sendo interrompida no meio de dezembro de 2023.
Inicialmente essa integração entre os aplicativos da Meta foi revelada em 2020, quando a empresa ainda era chamada de Facebook, agora temos um retrocesso.
A empresa não detalhou o que levou a remover essa integração, mas ao que tudo indica, pode ser uma lei da Europa, que exige que algumas desenvolvedoras tenham interoperabilidade ampla, conversando com outros apps.
Com essa separação, a Meta revelou que o Instagram está ganhando seu próprio mensageiro, claro que com muitos dos recursos encontrados no Messenger, mas muitos outros que chegarão mais tarde.
Remoção da integração irá trazer algumas mudanças, confira:
- Não será mais possível iniciar conversas ou ligações entre as redes sociais
- Todas as conversas irão se manter, mas as enviadas e recebidas da rede vizinha serão apenas para leitura.
- Status online ou visualizações de mensagem não irão funcionar entre as redes
- As mensagens existentes da outra rede não serão transferidas para a caixa de entrada.
Separação pode significar interoperabilidade no futuro
Conhecida como Lei dos Mercados Digitais (DMA), ela irá forçar algumas empresas a terem compatibilidade com outros aplicativos de mensagens.
Isso já foi visto no WhatsApp, que terá aba para conversas de terceiro, permitindo acessar as mensagens recebidas de aplicativos de outros desenvolvedores.
O mesmo acontecerá com os recursos de mensagens do Facebook e do Instagram, que terão que se comunicar com os outros apps existentes.
Então a separação atual, provavelmente se tornará uma união no futuro, mas com as mensagens chegando como fosse de um aplicativo de terceiros, mesmo que a empresa seja a responsável pelas duas redes sociais.
Fonte: Instagram