Conhecido como Brilho Adaptável, a inteligência artificial controla o brilho da tela no Android 9 Pie, mas sempre aprendendo com o usuário.
Quando o Android 9 Pie foi anunciado, o Google deu grande destaque para a inteligência artificial, ela está sendo utilizada principalmente para a bateria, assim o sistema aprende os aplicativos e jogos que você mais vem utilizando, deixando cada um deles aberto na memória RAM, o que no final faz com que eles abram mais rápido e gastando menos bateria.
Android 9 Pie Brilho Adaptável
Mas a inteligência artificial também está controlando o brilho da tela no Android 9 Pie, algo bem interessante que muitas pessoas estão gostando de utilizar.
O Google revela que normalmente as fabricantes seguem as recomendações de brilho das empresa que estão produzindo a tela, então no final todos os usuários recebem o mesmo mapeamento de brilho padrão para a tela, algo que sempre obriga a ajeitar o brilho para o seu gosto pessoal.
Para uma experiência mais aprimorada, o Android 9 Pie trouxe algumas mudanças importantes no brilho da tela, a primeira é o melhoramento do controle deslizante e a outra é a personalização do nível de brilho.
- Controle deslizante melhorado
Agora o controle de brilho é algo absoluto, isso simplesmente significa que ele irá se movimentar quando o Brilho Adaptativo estiver ativado, isso dá uma maior percepção para o usuário de como está o brilho da tela no momento.
Como o ser humano só consegue perceber o brilho em escala logarítmica, isso significa que só consegue perceber muito mais o brilho quando temos algo mais escuro ou mais claro como referência, para tentar seguir a percepção humana do brilho, o controle deslizante foi melhorado, por isso, no Android 9 Pie você terá que mover um pouco mais o controle para um lado ou outro para conseguir encontrar o brilho que procura, então em resumo, o brilho agora pode ser definido com mais precisão pelo usuário.
- Personalização do brilho da tela com IA
O Android 9.0 Pie pode utilizar a inteligência artificial para controlar o brilho da tela, quando ativado, o Brilho Adaptável começa a aprender como usuário faz o ajuste de maneira manual.
Se você está em um ambiente escuro e aumenta um pouco mais o brilho, o Brilho Adaptável vai aprendendo que você gosta do brilho daquele jeito quando o ambiente estiver nas mesmas condições de iluminação.
O interessante é que o Brilho Adaptável do Android 9 Pie é totalmente ajustável ao usuário, se no futuro você começar a diminuir o brilho em certos ambientes, ele irá começar a aprender novamente e fazendo ajustes no brilho da tela da maneira que você começou a utilizar agora.
O Google ainda fala que o Brilho Adaptável é executado diretamente no aparelho para melhorar o desempenho e que durante o carregamento ele vai treinando tudo o que aprendeu para colocar em prática no futuro.
Resumo
Como podemos ver, o Brilho Adaptável do Android 9 Pie utiliza a inteligência artificial para aprender o seu gosto e no futuro fazer as modificações no brilho conforme a luz do ambiente, algo bem simples, mas que no final traz uma melhor usabilidade para os usuários do sistema que poderão aproveitar melhor o telefone sem precisar ficar sempre mudando o brilho para o jeito que gosta.
Via: Androiddevelopers