Novo processador Kirin 810 é anunciado, ele chegará para substituir o Kirin 710 e ser concorrente direto do Snapdragon 730.
Com o Kirin 710 e Kirin 980 equipando a maioria dos smartphones da Huawei, a fabricante está apresentando uma versão melhorada do seu processador intermediário.
O novo Kirin 810 chega com mais velocidade, capacidades melhoradas e inteligência artificial com maior performance.
Kirin 810
Processador Kirin 810 é produzido com tecnologia 7nm, a mesma do Kirin 980, ou seja, ele é bem eficiente, com menor geração de calor e menor consumo de energia.
Encontramos um conjunto de 8 núcleos, sendo 2 mais poderosos Cortex-A76 com velocidade de 2.27GHz e outros 6 núcleos Cortex-A55 com velocidade de 1.88GHz.
Na GPU temos a ARM Mali-G52 MP6, aqui a melhoria é de 162% em comparação com a GPU do processador Kirin 710, o que garante que seus jogos rodem com qualidade e desempenho aprimorados, até mesmo nos games mais recentes.
Assim como nos processadores mais poderosos da Huawei, o Kirin 810 também é equipado com um Neural Processor Unit (NPU) que é uma unidade de processamento dedicado para inteligência artificial, alguns testes indicam que na questão da inteligência artificial esse processador dedicado consegue ter um desempenho parecido ou melhor do que a IA do Snapdragon 855.
Testes Kirin 810 contra Snapdragon 730
Para mostrar que seu Kirin 810 é mais eficiente que o Snapdragon 730, a Huawei fez alguns testes e mostrou os dois processadores lado a lado.
- CPU
No teste de apenas um núcleo, o Kirin 810 consegue ser 11% mais rápido que o Snapdragon 730, já no teste utilizando todos os núcleos do processador, a vantagem é de 13% a mais.
- GPU
Já a GPU ARM Mali-G52 MP6 consegue ser 44% mais rápida quando o assunto são vídeos em 1080p.
- Fotos
A Huawei ainda revela que seu conjunto de IVP +ISP trazem melhorias adicionais as câmeras, os sensores conseguem trazer uma maior redução de ruído, melhor balanço de branco, e é otimizado para tirar fotos noturnas melhores.
Resumo
O Kirin 810 chega para rivalizar de perto com o Snapdragon 730, os dois são processadores intermediários de grande desempenho, sendo que a Huawei destaque que o seu tem mais inteligência artificial, melhor desempenho, e será mais eficiente na maioria das tarefas.
Ainda não existe data de lançamento para o primeiro Huawei equipado com o Kirin 810, mas não deve demorar muito para que a fabricante anuncie seu primeiro smartphone para o mercado internacional.