Conselho administrativo da LG decidiu sair do mercado de smartphones, algo que irá acontecer oficialmente no dia 31 de julho de 2021.
Com muitos prejuízos seguidos e com a concorrência em alta, a fabricante vem sofrendo duros golpes de todos os lados, o que acabou nessa decisão de parar de fabricante smartphones.
Essa saída acontecerá no mundo todo, e não será como a da Sony, que ainda lança telefones em alguns países.
LG não irá mais fabricar smartphones
Desde o segundo trimestre de 2015, a LG Mobile (parte destinada para smartphones) só vem apresentando prejuízos consecutivos sem parar, em 2020, o prejuízo com os telefones inteligentes já representava cerca de 4,4 bilhões de dólares.
Então para estancar de vez os prejuízos atrás de prejuízos, a LG informa oficialmente que está se retirando do mercado de telefones no mundo todo.
Isso significa que a LG não irá mais fabricar smartphones, a fabricante diz que irá cumprir com os contratos de fabricação e de fornecimento até o final de maio, depois dessa data, os telefones não serão mais fabricados.
A LG até mesmo tentou vender a sua parte de telefones, a LG Mobile, mas as negociações nunca foram para frente, então sem um acordo, a solução foi realmente abandonar o mercado de smartphones.
Outro item que pesou no abandono do mercado, foi a participação da empresa no mercado mundial, a LG era responsável apenas por 2%, o que é extremamente pequeno para uma fabricante extremamente conhecida como a LG.
O que acontecerá com os telefones, garantia e suporte da LG no Brasil e no mundo?
A LG revela que a produção de telefones será até maio e que depois ainda manterá os seus smartphones no mercado, até que os seus estoques sejam vendidos.
Sobre o suporte e pós-venda, a fabricante LG relata que continuará atendendo seus consumidores como sempre, inclusive consertando aparelhos que precisam desse tipo de assistência.
Sobre as atualizações, LG diz que atualizações de software e segurança serão garantidas por um determinado período de tempo, mas não revelou tempo estimado que pretende manter esse suporte de software ativo.
Qual é o futuro da LG?
A empresa deixa claro que o único mercado que está abandonando é o de smartphones, nos outros setores nada muda.
Isso significa que a LG ainda continuará a vender e trabalhar em novas TVs inteligentes, dispositivos conectados, casa inteligente, inteligência artificial, robótica, componentes para veículos elétricos, soluções B2B, além de plataformas e serviços.
Inicialmente a intenção é realocar os funcionários que trabalham na produção de smartphones (cerca de 400 no Brasil) para outras áreas, como eletrodomésticos, mas ainda não temos informações oficial do que a fabricante realmente irá fazer em todas as regiões.
Os destaques da LG Mobile durante seu tempo de vida
A LG nasceu em 1947, mas apenas em 1995 que a empresa começou a apostar em telefones, seus maiores destaques foram o LG Chocolate, LG Shine, já em smartphones, os destaques foram os LG Optimus G, LG G2, LG G3.
Os últimos smartphones da fabricante foram os LG Velvet e LG Wing, esse último conta com duas telas, a empresa até anunciou um smartphone com tela rolável, mas agora o aparelho nunca será lançado oficialmente.