A licença temporária Geral (TLG) dos EUA expirou para a Huawei, o que deverá acontecer com os aparelhos Android da fabricante?
Todo mundo já sabe que a Huawei está proibida de negociar com empresas dos EUA ou que possuam tecnologias do país.
Isso afetou diretamente os aparelhos com o sistema Android, os mais recentes dispositivos da Huawei nem contam com os aplicativos do Google.
Licença temporária da EUA expirou nos EUA
Ela é conhecida como TGL, a Licencia Temporária Geral, chegou ao fim para a Huawei, o que afetará a empresa de diferentes formas.
A licença inicialmente foi liberada para as operadoras de rede pudessem ter tempo de realizar a troca dos equipamentos de rede da Huawei.
Mas ela também permitiu que o Google continuasse a trabalhar com a Huawei para manter os dispositivos antes de 16 de maio de 2019 atualizados e com todos os aplicativos do Google funcionando corretamente.
Isso significa que a partir de agora, se a licença não for renovada, o Google não pode trabalhar mais com a Huawei, nem nos modelos antigos.
O que acontecerá com os dispositivos da Huawei com a loja Google Play?
Um porta-voz do Google revelou que a licença permitiu que a empresa e a Huawei trabalhassem juntas para manter as atualizações dos smartphones, mas que com a expiração, isso não poderá mais ocorrer.
O maior problema são os acordos que foram feitos antes da proibição, eles devem indicar o que acontecerá com os dispositivos da Huawei que foram lançados com a loja Google Play.
Mas podemos pensar em algumas coisas, que poderão virar uma realidade, confira:
Renovação da licença
A renovação da licença pode acontecer, ainda mais que os EUA prometeram para as operadoras dinheiro, o que deverá ser utilizado para que elas façam a troca do equipamento de rede, mas isso está levando mais tempo do que o esperado, então a renovação é uma opção.
Se a renovação acontecer, nada irá mudar, tudo continua como está hoje.
Atualizações do Android sem aplicativos do Google
O maior problema da proibição é que os dispositivos da Huawei que foram lançados depois de 16 de maio de 2019 não podem ter os aplicativos do Google, o que inclui a loja Google Play.
Telefones como o Huawei P30 Pro, Huawei P30 Lite e o novo Huawei Nova 5T estão disponíveis no Brasil, todos possuem a loja do Google e funcionam normalmente.
Mas o problema é com a expiração da licença, se a fabricante resolver atualizar os telefones, terá que lançar uma versão sem a loja Google Play e apenas com a sua própria loja, a App Gallery, o que não deve agradar muitas pessoas.
Aparelhos com a loja Google Play não serão atualizado para uma nova versão
Sem o suporte do Google, tudo indica que os dispositivos que possuem a loja Google Play podem ser abandonados.
Assim se mantendo na versão atual do sistema, sem receber novidades por parte da fabricante na questão de atualizações de novas versões do Android.
Atualizações mensais não devem ser afetadas
Se as atualizações para uma nova versão do Android podem ter muitos problemas, as atualizações de segurança são totalmente o contrário.
Como o Android é liberado para todos e de foram gratuita, o mesmo acontece com as atualizações mensais, o máximo que pode acontecer, é a liberação de cada patch demorar mais do que o normal, mas elas não devem parar por conta da licença que chegou ao fim.
Dispositivos Huawei lançado depois de 16 de maio de 2019
Os novos dispositivos da Huawei não contam com os aplicativos do Google, então eles não são afetados de nenhuma forma por essa licença.
Isso significa que esses modelos possuem a loja App Galley da própria fabricante e contam com os serviços HMS, que chegam para substituir o Google Play Services nos telefones da Huawei.
Resumo
Temos muitas possibilidades com o fim da licença temporária dos EUA para Huawei, a maioria é péssima para quem apostou nos aparelhos da fabricante que possuem a loja Google Play.
Ainda não temos uma confirmação da fabricante sobre o que deverá mudar, mas esperamos que a Huawei no mínimo, revele em pouco tempo como essa mudança irá afetar seus consumidores.
Via: Washingtonpost