Uma grande novidade para a linha Pixel 8, os aparelhos conseguem com cabo espelhar para a tela externa o seu conteúdo.
Essa é uma inovação bem interessante para quem trabalha com o telefone e quer mais facilidade.
Com esse recurso chegando em alguns celulares da empresa, pode indicar que a inovação pode fazer parte do sistema no futuro.
Espalhamento para a tela externa via cabo chega aos Pixel
Com o teste mais recente, o Android 14 QPR3 Beta 2, o Google trouxe correções e uma grande novidade para os usuários.
O destaque é para os Google Pixel 8 e Google Pixel 8 Pro, que finalmente são os primeiros da linha Pixel a receberem a capacidade de espelhar a tela via cabo.
Muitos Pixel possuem hardware que permite fazer o espelhamento da tela para um monitor externo, TV e outros, mas como não existia um software para essa tarefa, essa ação nunca foi possível.
Agora isso acabou de mudar, o Google integrou o software necessário para a gestão de espelhamento da tela através de cabo, o que finalmente permite fazer o uso do recurso a qualquer momento.
O funcionamento é bem simples, com a nova versão de teste, Android 14 QPR3 Beta 2, os donos dos Pixel 8 e/ou Pixel 8 Pro só precisam de um cabo USB Tipo-C compatível para se ligar a outro monitor ou TV.
Uma vez conectado, o Android irá reconhecer a conexão e irá perguntar se você quer fazer o espelhamento da tela para o monitor externo, duas opções são mostradas, dispensar e espelhar a tela.
Diferente do que a maioria das fabricantes fazem com a função ativa, no caso do Google, o Android deixa o papel de parede ocupar toda a tela e no centro, temos o espelhamento da tela do celular, que irá mostrar tudo o que você está fazendo.
Como é um recurso em uma versão de teste, ela pode ser mantida ou ser removida a qualquer momento, mas é esperada que ela seja disponibilizada para o sistema Android 15 ou outras versões no futuro.
Com essa inovação fazendo parte do Android, ficará mais fácil utilizar o espelhamento de tela utilizando o cabo em aparelhos com hardware compatível, o que será de grande utilidade para os telefones intermediários e medianos.
Por fim, os rumores falam que poderemos ver um modo desktop no Android no futuro, que seria basicamente igual ao DeX da Samsung, que você liga o telefone em um monitor e ele funciona parecido com um computador.
Fonte: Androidauthority