Finalmente uma grande esperança para o Android, Linux LTS terá suporte por 6 anos, aparelhos podem receber 4 novas versões do sistema antes de serem abandonados.
Tudo indica que o Android está indo ao caminho perfeito, tudo o que os usuários estavam esperando até o momento.
Linux LTS terá suporte por 6 anos, Projeto Treble pode trazer 4 atualizações para aparelhos Android, novidade será implementada em breve no sistema base.
Para quem não sabe, o Android utiliza como base o kernel do Linux LTS, versão com suporte mais prolongado, mas atualmente ele é de dois anos, o que para os servidores é um tempo mais do que suficiente, mas que atrapalha os sistemas móveis.
Funciona assim, toda vez que uma nova versão do Android é lançada, o Google pega o Kernel LTS do Linux mais atual, ai já leva alguns meses para conseguir criar o sistema, logo depois de criado, as fabricantes de processadores levam alguns meses para produzir os drives necessários para o correto funcionamento da novidade.
Somente esse processo pode levar cerca de um ano, por exemplo, como o suporte LTS é de dois anos, já perdemos praticamente um ano criando o sistema e os drives para tudo funcionar, quando o aparelho chega com o novo sistema para o consumidor, praticamente já se passaram um ano completo, o que deixa o sistema com mais um ano de suporte.
Com o Android Oreo, o Google trouxe o Projeto Treble para melhorar as atualizações do sistema, deixando tudo mais rápido para as fabricantes, mas essa novidade também iria esbarrar no tempo de suporte do kernel LTS do Linux, o que deixaria de uma forma ou outra os aparelhos desatualizados ou iria exigir que a fabricante tivesse que fazer igual fazem agora, precisariam esperar os novos drives para criar o sistema do zero.
Agora quando o Linux alcançar o Kernel 4.4, irá receber suporte para 6 anos e essa novidade irá afetar diretamente o Android.
Essa novidade permitirá que as fabricantes de processadores possam disponibilizar apenas um drive para todos os seus processadores, que iria funcionar corretamente durante todo o período de suporte, ou seja, por 6 anos, dessa forma, os smartphones com Android não teriam motivos para não serem atualizados.
Atualmente a maior desculpa é que o processador foi descontinuado e que não existem e nem irão existir drives compatíveis para a nova versão do Android, mas com essa mudança, não precisamos esperar novos drives, já que os antigos irão funcionar até uma nova versão do Linux LTS ser liberada.
Durante a revelação no vídeo, podemos ver que existe um slide que mostra a intenção que os aparelhos sejam atualizados por quatro anos, o que dá tempo de todo processo que citamos acontecer, e ainda sobrar cerca de 5 anos para suporte dos aparelhos, mas como as atualizações podem demorar alguns meses para ficarem funcionais, 4 anos é mais do que decente.
Agora temos que esperar a chegada da novidade para Linux, para que chegue logo depois ao Android, mas quando chegar, também poderemos ver muitas fabricantes abandonando os seus aparelhos mais antigos e se focando apenas nos recentes naquele momento, mas finalmente não teremos mais desculpas para os aparelhos que estarão chegando ao mercado não serem atualizados por alguns anos, apenas se a fabricante realmente não quiser, o que irá afastar facilmente os consumidores de seus aparelhos.