Google revelou melhorias que o Localizar meu dispositivo está recebendo, temos recurso para encontrar aparelhos off-line, suporte para tags, itens, dispositivos Nest e compartilhamento.
Inovações são de grande importância para os usuários Android, que ganham novas formas de encontrar seus aparelhos perdidos.
A maior parte das novidades estão sendo liberada a partir de agora, começando pelos EUA e Canadá, mas em breve chegará ao restante do mundo.
Encontre aparelhos desligados e off-line
Empresa revela que os Google Pixel 8 e Pixel 8 Pro contam com hardware especializado para que os telefones ainda emitam sinal mesmo com o aparelho desligado ou com a bateria totalmente descarregada.
Esse novo hardware guarda um pouco de energia da bateria apenas para o uso do Bluetooth, que continua a ficar ligado por horas, mesmo com a carga esgotada ou com o telefone desligado.
Esperamos que mais aparelhos contem com esse hardware no futuro, para que fique mais fácil encontrar esses dispositivos em caso de perda, furto, roubo e outros.
Tags podem ser localizadas
Assim como o modo off-line, o rastreamento de tags também foi prometido para o Localizar meu dispositivo.
A partir de maio, as tags Chipolo e Pebblebee serão compatíveis com o recurso de localização do Google, a promessa é que mais tags de outras fabricantes, como Motorola, eufy, Jio e outras, sejam compatíveis até o final deste ano.
Lembrando que as tags também são compatíveis com os alertas de rastreadores desconhecidos no Android e iOS, que é a função que o sistema avisa que uma tag desconhecida está com você.
Itens próximos ficam mais fáceis de serem achados
Com a correria do dia a dia, muitas vezes é fácil perder alguns dos seus itens dentro de casa, mas agora fica mais simples encontrar o que procura.
Ao rastear um item, o botão “Localizar nas proximidades” irá surgir, uma vez apertado, ele irá se conectar ao acessório e ajudará a você descobrir exatamente na onde ele está escondido.
Essa função a partir de maio terá suporte para as tags, o que irá facilitar encontrar chaves, carteiras e outros itens que contam com o acessório.
Utilize o Google Nest para encontrar o que procura
Uma das grandes novidades, é que o recurso de encontrar seus aparelhos agora é compatível com o Google Nest.
O Localizar meu dispositivo irá utilizar o seu aparelho Google Nest como um ponto de referência para os itens que você quer achar, facilitando encontrar o que você está procurando.
Compartilhe seus acessórios
A partir de agora, é possível fazer o compartilhamento dos seus acessórios, permitindo que outras pessoas possam ficar de olho neles.
Esse recurso é bem interessante para quando você empresta um fone, uma chave com tag e muito mais, assim as duas pessoas podem encontrar o item quando ele sumir.
Compatibilidade e mais segurança
Google revela que o novo Localizar meu dispositivo funciona apenas com dispositivos com Android 9 Pie ou superior.
Além disso, fala para que os donos de fones de ouvido da JBL, Sony e outros, fiquem de olho nas atualizações de software, já que muitos receberão suporte para o recurso de localização.
O Localizar meu dispositivo foi criado para ser seguro por padrão, mantendo as suas informações privadas, mas integrando o seu acessório em uma grande rede, empresa utiliza criptografia de ponta a ponta para os dados de localização, para relatórios agregados de localização de dispositivos e tem proteção adicional para rastreamento indesejável.
Fonte: Blog Google