Google revelou que a loja Google Play aceitará método de pagamentos de terceiros na Coreia do Sul, permitindo que os usuários escolham o melhor para seu uso.
A mudança não é de boa vontade, já que o país é o único no mundo que possui uma lei que obriga as empresas habilitarem sistemas alternativos de cobranças em suas lojas.
Para se adequar a mudança o Google revele que a novidade estará sendo utilizada em breve em sua loja do Android.
Google revela que Google Play terá método de pagamentos de terceiros na Coreia do Sul
Como falamos, a mudança está acontecendo por causa de uma lei da Coreia do Sul, então no momento, está direcionada apenas ao país.
Google fala que os desenvolvedores poderão adicionar um sistema alternativo para fazer o faturamento no aplicativo, ou seja, poderá utilizar ferramenta de pagamento de terceiros.
A novidade, quando estiver disponível, irá mostrar para os usuários de smartphones e tablets, na tela de pagamento, os métodos disponíveis para realizar a comprar, aí basta selecionar o que preferir.
Então os usuários e desenvolvedores da Coreia do Sul poderão utilizar os pagamentos de terceiros que são mais interessantes, e assim melhorar a experiência de pagamento dos aplicativos e jogos.
Outra novidade, é que o Google fala que está ciente que ao optar um método de pagamento de terceiros, os desenvolvedores terão mais custo, então a loja Google Play irá diminuir a taxa em 4%, atualmente a taxa para muitos é de 15%, então ao usar um pagamento de terceiro, a taxa será fixada em 11%.
Em mudanças, ainda temos que citar, que os usuários não poderão utilizar os créditos que possuem na loja Google Play com um pagamento alternativo, nesse caso, é preciso utilizar o método de pagamento do próprio Google.
Por fim, a empresa diz que nas próximas semanas e meses, irá fornecer mais detalhes de como tudo irá funcionar.
Google fala que taxa na loja Google Play serve para manter o Android gratuito e mais
Com a taxa de 15% ou 11% para métodos de pagamentos alternativos, o Google fala que esse valor não é usado apenas para cobrir o processamento dos pagamentos, mas sim para manter o Android gratuito, apostar em novas plataformas do sistema e para manter a distribuição de aplicações.
Isso significa que o Android se mantém gratuito para as fabricantes, e a loja Google Play consegue oferecer uma grande variedade de aplicativos e jogos ao redor do mundo.
O sistema consegue trazer recursos de privacidade, de segurança como o Google Play Protect, mas também traz uma plataforma completa, isso graças as versões Android Auto, Android TV, Wear OS, o que permite que os desenvolvedores alcancem novos públicos.
Resumindo, a taxa de cada compra na loja Google Play, serve para manter tudo funcionando, permitindo o Android gratuito, e que os desenvolvedores tenham uma loja onde colocar as suas aplicações para uma boa parte do mundo poder baixar e utilizar.
Via: Developersgoogleblog