Novo malware chamado agente Smith funciona de forma diferente, ele consegue hackear aplicativos para que esses apps exibam anúncios no Android.
Como o sistema mais bem utilizado no mundo, o Android é um dos alvos preferidos das pessoas mal-intencionadas que querem ter algum tipo de dados ou vantagens com o menor esforço possível.
O sistema Android conta com muitas proteções, a mais conhecida é Google Play Protect, que promete verificar todos os aplicativos do seu dispositivo e te alertar sobre malware e outros vírus em geral.
Mas mesmo com essa grande proteção, foi descoberto um novo malware, ele é chamado de agente Smith, isso em referência aos filmes de Matrix, que mostra o agente Smith invadindo e modificando pessoas, itens e códigos da própria Matrix da maneira que quiser para ter o máximo de vantagens sobre seus inimigos.

O malware segue o mesmo rumo, após ser instalado, ele irá utilizar vários métodos diferentes para atacar e evitar ser descoberto.
A intenção do malware agente Smith não é roubar dados ou qualquer tipo de informação, mas sim de conseguir dinheiro com publicidade.
O próprio malware consegue hackear aplicativos que estão instalados no aparelho da vítima, para conseguir ser bem efetivo, ele mira nos aplicativos mais conhecidos como WhatsApp e o navegador Opera e assim começa a substituir parte dos códigos dos apps pelos seus próprios que conta com publicidade.
Isso significa que todos os aplicativos modificados começam a apresentar publicidades do hacker, assim a pessoa mal-intencionada começa a ganhar dinheiro apenas com esses anúncios que forma instalados em aplicativos gratuitos que anteriormente não possuía nenhuma publicidade.

Foram mais de 25 milhões de aparelhos afetados pelo malware agente Smith, a maioria na Índia em que muitas pessoas baixam aplicativos da loja 9Apps, mas o novo malware também estava em forma de aplicativos de fotos, relacionados a sexo e em jogos.
O Google já removeu todos os aplicativos e jogos que escondia o malware agente Smith, assim a loja Google Play está livre dessa ameaça no momento.
Como sempre falamos, nossa recomendação é seguir nossas dicas de segurança para o Android e só baixar aplicativos de desenvolvedores confiáveis diretamente da loja Google Play.
Via: Checkpoint
Deixe um comentário