Android 12 não tem mais como exigência o uso do Material You para as fabricantes, o que pode ser interessante para algumas empresas.
Em fevereiro, o Material You se tornou obrigado no sistema Android 12, a intenção era a sua utilização em todos os aparelhos de fabricantes.
Mas agora isso foi deixado de lado, e passou de obrigatório, para algo opcional, não sendo mais necessário para a utilização dos apps do Google.
Android 12 não traz mais exigência do Material You
Esse retrocesso do Google para o Material You no Android 12 não acontece sem um grande motivo, já que o recurso é um grande destaque nessa versão do sistema.
A obrigatoriedade foi vista como um passo importante para os usuários, já que todo mundo quer utilizar o recurso, e quem não gostou muito, tem a opção de apenas não ativar.
Mas o maior problema é a maneira com que o Google fez, o que não foi de uma forma boa para as fabricantes, principalmente para as menores, que são as mais prejudicadas.
Anteriormente o Google estava verificando a implementação do Material You no Android 12 nos aparelhos da fabricante de forma manual, aparelho por aparelho, para descobrir se tudo está funcionando como deveria e se as modificações poderiam atrapalhar o uso do recurso.
Claro que o processo é bem demorado, e as grandes fabricantes possuem a vantagem de serem as primeiras a terem os aparelhos avaliados, o que é péssimo para a pequenas.
A intenção dos testes no Material You do Android 12 é para verificar se a função foi implementada da maneira certa, com foco em visibilidade, legibilidade e acessibilidade, itens importantes para que todos os usuários, e que são necessário até mesmo para os que possuem alguns problemas na visão, para que eles consigam utilizar os aparelhos sem maiores dificuldades.
No Android 13 o Material You será obrigatório
Mas no Android 13 o Material You será um item obrigatório, o Google irá mudar o processo de testes, tudo para melhorar a vida das fabricantes, deixando tudo mais fácil.
Para a próxima versão do sistema, Android 13, o Google estará planejando testes automáticos, então todo o procedimento de teste não terá mais avaliações humanas, que demorar muito tempo.
Isso significa que as fabricantes, até mesmo as pequenas, poderão ter seus aparelhos e sistemas aprovados mais rapidamente e utilizarem o Material You de forma mais simples.
Claro que essa mudança também irá trazer mais aplicativos compatíveis com o Material You, já que permitirá que ROMs e fabricantes utilizem o recurso e que as aplicações funcionem corretamente em qualquer sistema, até mesmo nos modificados.
Fonte: Android Police