MediaTek revelou o processador Dimensity 1000, novidade traz 5G, inclusive com suporte para dual-chip e poderá ser utilizado em aparelhos top de linha.
Já faz um tempo que a MediaTek se retirou do mercado top de linha, mas agora a fabricante está disposta a voltar para esse mercado.
Outra novidade da empresa é que a MediaTek já tinha revelado processador com suporte para 5G, mas agora a fabricante libera ainda mais detalhes sobre a novidade.
Dimensity 1000 processador 5G dual-chip top de linha da MediaTek
Ele é conhecido como Tianjin 1000 na China, mas em inglês seu nome é Dimensity 1000, a MediaTek revelou seus maiores detalhes em um evento para desenvolvedores na China.
Núcleos
Dimensity 1000 é produzido em 7nm, no total chegará com 8 núcleos, 4 Cortex-A55 de baixo consumo com velocidade de até 2.GHz e 4 Cortex-A77 para desempenho com velocidade de até 2.6GHz, os Cortex-A77 são os mais recentes e poderosos núcleos revelados pela ARM.
A fabricante falou no evento que seu processador terá desempenho top de linha para competir com a linha Snapdragon 855 (855+), por isso, seu preço será maior do que os modelos anteriores da própria MediaTek.
Na GPU encontramos a Mali-G77, que também é recente, trazendo maior poder e desempenho que outras placas de vídeo da mesma linha.
5G e conexões
Um dos grandes destaques do Dimensity 1000 é o 5G, que pela primeira vez irá suportar dual-chip, atualmente quem queria comprar um telefone com a nova rede teria que se contentar apenas com um chip, mas a MediaTek anuncia que os dois chips de operadora terão suporte para 5G.
Isso significa que você poderá ter dois chips na configuração 5G + 5G, o que é perfeito para quem precisa ter um telefone com dois chips e ainda quer que ambos acessem a nova rede a qualquer momento.
Logicamente que a fabricante aposta na rede 5G dupla SA/NSA, em velocidade estamos falando de até 4.7Gbps de download e 2.5Gbps de upload.
Ainda temos suporte para rede Wi-Fi 6, a mais atual do momento, Bluetooth 5.1 ou superior é compatível.
Tela
A novidade traz suporte para telas com resolução de até 2K+ com taxa de atualização de 90Hz ou de 1080p com atualização máxima de 120Hz.
Câmera
O ISP do chip tem 5 núcleos e traz suporte para câmeras de até 80MP ou câmera dupla de 32MP + 16MP, conta com tecnologia HDR de multi-frame e permite gravar vídeos em 4K a 60fps.
Memória
Teremos suporte para aparelhos com até 16GB de RAM que utilizem a tecnologia LPDDR4X de 4 canais.
Inteligência artificial
A MediaTek promete muita inteligência artificial para o Dimensity 1000, chip chega com 6 núcleos de processamento para a IA, são 2 núcleos para alto desempenho, 3 núcleos medianos e 1 núcleo pequeno para economia de energia, esse conjunto consegue ser duas vezes mais rápida que os processadores da fabricante que já estão no mercado.
Lançamento
Dimensity 1000 será lançado primeiro no continente asiático, ficando disponível já no primeiro trimestre de 2020, para os EUA e outras regiões, o novo chip chegará apenas no segundo trimestre de 2020.