Novo chipset MT6825 da MediaTek chega para trazer conexão de satélite para smartphones e outros dispositivos móveis.
Chip chega com recursos de comunicação bidirecional com satélite, o que permitirá a comunicação praticamente em qualquer lugar do mundo.
Dispositivos com o novo chip poderão se comunicar, pedir ajuda e mais, mesmo que esteja em um local que não tenham acesso a rede das operadoras.
Chipset MT6825 da MediaTek traz conexão via satélite para telefones e dispositivos móveis
A MediaTek anunciou hoje o chipset MT6825, que é destinado para aparelhos que precisam de conexão via satélite, o que será um grande diferencial para os consumidores em muitos casos.
O novo chip traz as tecnologias NR-NTN e IoT-NTN, mas também conta com as especificações 3GPP 5G para a Versão 17 (R17), o que significa que já está pensando no futuro.
A tecnologia NR-NTN traz a capacidade de utilizar a taxa de dados mais altas, o que permitirá o uso de aplicações como chamadas de vídeo.
Para a tecnologia IoT-NTN, temos uma conexão de dados mais baixa, sendo recomendada para mensagens de texto ou outras ações parecidas que precisa de poucos dados.
O chipset MT6825 também consegue fazer conexão com GEO (Geosynchronous Equatorial Orbit), ou em português, Órbita Equatorial Geossíncrona.
Ao utilizar o padrão aberto 3GPP R17 NTN, a MediaTek facilita a vida das fabricantes e operadoras, que poderão se conectar em redes IoT-NTN, algo que muitas redes de satélites já estão prontas para utilização.
Claro que existem muitos tipos de uso para o MT6825 da MediaTek, o que inclui pedidos de regastes, de socorro quando estiver em perigo em lugares longe onde a rede da telefonia não funciona, como no meio da floresta, montanha e mais.
MediaTek revela que o chipset MT6825 foi feito para ter eficiência energética, gastando pouca bateria e para ter requisitos do sistema baixo, então o seu funcionamento pode acontecer em diversos tipos de aparelhos, não apenas em telefones.
Bullitt está se unindo a MediaTek e irá utilizar o chipset MT6825 para conectar diversos aparelhos a rede de satélite, algo que já foi confirmado nos telefones Cat S75, Motorola Defy 2 e Motorola Defy Satellite Link, esse ultimo é um acessório que se conecta via Bluetooth em um smartphone e permite acessar os satélites quando for preciso.
O Motorola Defy Satellite Link e os dois smartphones irão utilizar a rede Bullitt Satellite Connect que possui assinatura e algumas limitações, o acessório estará sendo lançado a partir do segundo semestre por US$2 dólares, os consumidores podem adquirir o modelo com plano, que custa US$99 dólares com 149 meses de serviço, o que inclui até 12 mensagens bidirecionais a cada mês.
Lembrando que a Qualcomm apresentou o Snapdragon X75 que traz o Snapdragon Satellite e o Android 14 terá suporte para redes de satélite.