A MediaTek anunciou o Dimensity 1080, que é uma evolução do Dimensity 920, trazendo suporte para câmeras de até 200MP e mais.
O novo chip chega com algumas poucas melhorias, mas que irão trazer um desempenho aprimorado em todos os sentidos.
Destaque fica para o suporte para as recentes câmeras de até 200MP, que poderão ser utilizadas em telefones que não sejam os tops de linha.
MediaTek Dimensity 1080 traz suporte para câmeras de 200MP e mais desempenho
Curiosamente, o novo chip é uma evolução do Dimensity 920, que conta com uma versão alternativa chamada Dimensity 930.
O novo MediaTek Dimensity 1080 é mais rápido do que os dois chips citados, mas ele ainda mantém o processo de fabricação de 6nm e traz praticamente os mesmos núcleos e GPU.
No MediaTek Dimensity 1080 iremos encontrar 8 núcleos, são 2 núcleos Cortex-A78 que chegam com velocidade de até 2.6GHz e 6 núcleos Cortex-A55 com velocidade de até 2GHz e a GPU é a mesma Mali-G78 MC4.
O grande destaque do chip é o novo ISP, sensor de processamento de imagens, que traz suporte para as câmeras de até 200MP (grava em 4K a 30fps com HDR), novidade que estava destinada apenas para os tops de linha, algo que é visto nos Motorola Edge 30 Ultra e Xiaomi 12T Pro.
Para telas, a resolução máxima é Full HD+ (2520 x 1080), temos suporte para HDR10+, para taxa de atualização de até 120Hz, esse último conta com uma tecnologia inteligente que irá adaptar a taxa para o conteúdo utilizado.
Para conexão em geral, temos suporte para rede 5G SA e NSA, Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2, permitindo se conectar nas redes mais rápidas e atuais do mercado.
Em inteligência artificial, temos a MediaTek APU 3.0, que está mais eficiente, e trazendo suporte multi-core, então poderá ajudar em vários tipos de processamento, inclusive na câmera.
Memória RAM suportadas são LPDDR4X e LPDDR5, já o armazenamento interno pode ser UFS 2.1 ou UFS 3.1.
O MediaTek Dimensity 1080 chega com tecnologia MediaTek HyperEngine 3.0, que possui função que permite que o usuário selecione um chip de telefone para dados em jogos e o outro fique disponível para ligações.
Outra novidade é o HSR (trilha de alta velocidade), que é uma otimização do próprio chip, trazendo menor latência e ping quando conectado na rede da operadora, essa função irá sempre procurar a antena mais próxima, o que deixará a rede mais estável.
Por fim, o MediaTek HyperEngine 3.0 do MediaTek Dimensity 1080 também traz os chips Wi-Fi 6 e da rede 5G em um só lugar, mudança traz como benefício, melhor compartilhamento da sua rede 5G com outros dispositivos (tethering) e ao mesmo tempo, consegue ser até 33% mais eficiente energeticamente.
Lançamento A MediaTek revela que o novo chip Dimensity 1080 chegará ao mercado em novos dispositivos que serão lançados em algum momento do quarto trimestre de 2022.