Pular para o conteúdo

MediaTek Dimensity 9200 foca em 64 bits, 32 bits apenas nos núcleos mais fracos

MediaTek Dimensity 9200

MediaTek revelou que o seu chip Dimensity 9200 está com grande foco em 64 bits, que apenas os núcleos mais simples ainda possuem suporte para 32 bits.

A mudança do Android para 64 bits já se tornou real, os Google Pixel 7 e Pixel 7 Pro chegam apenas com esse suporte e deixa de lado os 32 bits, que eram padrão até o momento.

O novo chip da MediaTek também chega quase sem suporte para 32 bits, mas ele ainda está disponível nos núcleos para economia de energia.

MediaTek Dimensity 9200 é praticamente todo em 64 bits, apenas núcleos mais fracos são 32 bits

Com 64 bits em alta no Android, as empresas precisam dar um pequeno empurrão para o futuro, que algumas como o Google, já estão fazendo isso.

MediaTek Dimensity 9200

O mais recente chip da MediaTek foi revelado, o Dimensity 9200 é um top de linha que é equipado com GPU com Ray Tracing, novo Wi-Fi 7 e muitas outras novidades.

Mas quando foi anunciado, a empresa não revelou todos os seus maiores detalhes, deixando de fora algo muito importante.

A própria MediaTek confirmou que o suporte para 32 bits é bem limitado no seu chip Dimensity 9200, mas que o suporte ainda existe.

Empresa fala que o núcleo de desempenho extremo (Cortex-X3) e os três núcleos de alto desempenho (Cortex-A715) chegam com suporte apenas para aplicações feitas em 64 bits.

Para as aplicações de 32 bits, apenas os 4 núcleos Cortex-A510 ainda possuem suporte, o que significa que os itens desenvolvidos em 32 bits ainda devem funcionar, mas não aproveitarão o desempenho máximo do chip da fabricante.

No final, as fabricantes que serão as responsáveis pelo suporte, se não quiserem, podem apostar apenas nos 64 bits e deixar de lado os 32 bits em todos os núcleos, mas se desejarem, o suporte ainda pode ser ativado nos núcleos mais simples.

Abandono dos 32 bits e apoio aos 64 bits traz benefícios

64bits

Claro que o abandono dos 32 bits está feito por um motivo, ele já é antigo e 64 bits traz mais benefícios para todos e em diversos setores.

A MediaTek mostrou um pequeno benchmark, o LZBench, que é de compressão de dados, a compactação de dados é 92% mais rápida em 64 bits e a descompressão é 80% mais veloz em comparação com 32 bits.

Já o Google, vai mais longe, revela que 64 bits apresenta menor consumo de RAM no sistema Android, que a instrução consegue ser 25% melhor em desempenho e ainda tem a vantagem de ser mais segura, e que ao abandonar 32 bits, até as atualizações do sistema serão mais rápidas.

Fonte: 9to5google

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *