Pular para o conteúdo

MediaTek Dimensity 9300 pode chegar apenas com núcleos poderosos e intermediários

MediaTek Dimensity logo

Rumores falam que a MediaTek usará no Dimensity 9300 apenas núcleos poderosos e intermediários, algo inédito para o mercado de chips.

Isso pode significar que a empresa irá trazer mais desempenho e performance máxima para todos os tipos de tarefas.

O MediaTek Dimensity 9300 deve chegar com os novos núcleos da ARM, que foram anunciados ontem e irá equipar os próximos tops de linha.

MediaTek Dimensity 9300 pode contar apenas com núcleos poderosos e intermediários

A ARM anunciou os núcleos Cortex-X4, Cortex-A720 e Cortex-A520 e as GPUs Immortalis-G720, Mali-G720 e G620, que trazem mais poder para os próximos dispositivos.

ARM Cortex-X4, Cortex-A720 e Cortex-A520

Agora o conhecido Digital Station revelou que a MediaTek irá utilizar algumas dessa novidades no próximo SoC da linha Dimensity.

Chamado de MediaTek Dimensity 9300, o novo chip será equipado com núcleos poderosos e intermediários, deixando os de eficiência energética de lado.

Ele afirma que o chip contará com 4 núcleos Cortex-X4 de alto desempenho e 4 núcleos Cortex-A720 de desempenho, então não terá os núcleos mais simples, Cortex-A520, que são utilizados para a economia de energia em tarefas básicas.

Digital Station revela que mesmo sem esses núcleos mais simples, o MediaTek Dimensity 9300 poderá contar com consumo de energia até 50% menor que o MediaTek Dimensity 9200.

Isso significa que o novo chip será mais rápido e eficiente que a geração anterior, conseguindo manter a alta performance em todo tipo de uso, principalmente em games, que poderão aproveitar a quantidade maior de poderosos núcleos.

Curiosamente, usando a rede social Weibo, a MediaTek falou um pouco do seu chip de próxima geração, confira:

MediaTek Dimensity logo

“A próxima geração #DimensityFlagship# da MediaTek usará os mais recentes IPs de CPU Cortex-X4 e Cortex-A720 da Arm, bem como GPUs Arm Immortalis-G720, que fornecerão desempenho incrível e eficiência energética para terminais móveis por meio de design de arquitetura inovador e inovação tecnológica, e abrirão uma nova experiência móvel!”.

Se notar, a fabricante não cita os núcleos Cortex-A520, que como o rumor diz, não serão utilizados no chip da empresa.

De qualquer forma, será bem interessante ver como será a performance do Dimensity 9300 se a empresa realmente trazer apenas núcleos poderosos e intermediários, além disso, o gasto de energia também é algo que precisaremos ficar atento, mas se for realmente 50% mais eficiente, a mudanças de núcleos será uma boa estratégia por parte da MediaTek.

Fonte: Weibo e Weibo

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *