Pular para o conteúdo

MediaTek manipula benchmarks nos processadores Helio

A fabricante MediaTek foi pega manipulando benchmark nos processadores Helio, algo que não é bem visto pelos consumidores.

Os benchmarks são utilizados para saber mais ou menos o desempenho de um telefone e conseguir comparar com outros telefones do mercado, esses testes nem sempre podem mostrar a realidade.

A MediaTek conseguiu manipular benchmarks que foram realizados em seus processadores Helio, mostrando que nem sempre esses testes são confiáveis.

MediaTek manipulou benchmarks em processadores Helio

A descoberta foi feita pelo pessoal do AnandTech, que estranhou o resultado do processador MediaTek Helio P95, que conseguiu uma pontuação maior do que o MediaTek Dimensity 1000L que é o mais recente e conta com novas tecnologias.

MediaTek Helio P95

Com uma pontuação bem difícil de entender, já que o Helio P95 é equipado com núcleos Cortex-A75 e conseguiu ser superior ao MediaTek Dimensity 1000L que utiliza Cortex-A77, o pessoal do site foi atrás do que estava acontecendo.

Então acabaram de descobrir, que na verdade, muitos processadores da linha Helio da MediaTek possuem um Modo Sport escondido, que entra em ação sempre que um benchmark conhecido é iniciado, fazendo com que os processadores fiquem na velocidade máxima, não importando o aquecimento, gasto de bateria e outras medidas que as fabricantes normalmente ativam para proteção, ou seja, o telefone no teste não funciona como em uso real e tem um aumento de velocidade para ter uma pontuação maior.

MediaTek Helio P95 teste com Modo Sport ativo
MediaTek Helio P95 teste com Modo Sport ativo

Para saber qual impactante é o Modo Sport nos testes, foram utilizados os mesmos aplicativos, mas com nomes diferentes para que esse recurso de “trapaça” não entre em ação.

Ao realizar os mesmos testes com nome diferentes dos oficiais, a pontuação do Helio P95 caiu em 30%, em alguns casos teve picos de até 75% a menos em alguns testes de gravação, na imagem podemos ver que a pontuação de 9048 foi conseguida com o Modo Sport ativo, já o valor de 6781 é no mesmo teste, mas com o benchmark com um nome diferente, ou seja, a pontuação diminui em 2.267 pontos

MediaTek Helio P95 teste com Modo Sport desativado
MediaTek Helio P95 teste com Modo Sport desativado

Resposta da MediaTek

Ao ser relatado esse fato para a MediaTek, a empresa revelou que não existe nada de errado com essa pratica, já que o processador estaria sendo aproveitado ao máximo por um aplicativo de teste, que tem a função de realmente testar todo o poder de um dispositivo.

A fabricante ainda fala que esse recurso foi pedido pelas próprias empresas parceiras, já que as fabricantes ainda acham que uma pontuação maior em testes é um dos motivos que afetam a comprar de um telefone.

Resumo

Processadores da MediaTek e aparelhos com Modo Sport
Processadores da MediaTek e aparelhos com Modo Sport

No passado algumas fabricantes já fizeram isso, mas é a primeira vez que uma empresa de processadores faz algo parecido, para a MediaTek, a “trapaça” não é algo de errado, já que o benchmark serve para testar o aparelho ao máximo, e o Modo Sport ajuda nessa tarefa, sem falar que as próprias fabricantes de dispositivos pediram esse recurso.

Curiosamente o Modo Sport não foi adicionado aos processadores da linha Dimensity, o que não dá para entender, já que também são processadores da própria MediaTek, sendo que eles estão se destacando por superar os concorrentes da linha Qualcomm, o que no final acaba sendo uma ótima notícia para quem adquiriu um telefone com o processador Dimensity, que são realmente poderosos e não contam com nenhuma forma de “trapaça” nos testes de benchmarks conhecidos do mercado.

Via: Anandtech

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *