Graças as APIs de câmera do Android, o Instagram está utilizando o modo noturno dos telefones, conseguindo o melhor da câmera.
Para os usuários significa que as fotos em ambientes escuros ou com pouco iluminação serão melhores.
A aplicativo de rede social consegue acessar os recursos que a fabricante da câmera adicionou para esse modo.
Está liberado para alguns poucos aparelhos
O sistema Android possui APIs para câmera, CameraX e Camera2 e ambas permitem o uso de recursos de câmera das fabricantes em aplicativos de terceiros.
Modo noturno foi implementado no Instagram, permitindo a aplicação aproveitar toda a tecnologia das câmeras dos celulares.
Isso se traduz em fotos melhores e com mais qualidade em ambientes com pouca luz, a aplicação mostrará uma lua para indicar que está muito escuro, ao apertar no ícone, basta tirar uma foto, algo que leva um pouco mais de tempo, precisando segurar o aparelho no lugar até o processo terminar.
O resultado é uma imagem de maior qualidade e que está com boa iluminação, algo que na maioria das vezes só é possível com a aplicação padrão de câmera dos dispositivos.
Com essa implementação, os usuários da rede social terão a capacidade de tirarem imagens mais claras e de alta qualidade em ambiente escuros ou poucos iluminados.
Mas essas APIs trazem outros recursos extras, como desfoque do fundo e retoque fácil para filtros de beleza, e como permitem acessar os recursos de software e hardware da câmera, as imagens ficam melhores, como se fosse tirada no app padrão de câmera das fabricantes.
Para usar o modo noturno no Instagram, é preciso ter um aparelho compatível, no momento, a linha Pixel 6 ou mais recente e a linha Galaxy S24 e os Galaxy Z Flip 6 e Galaxy Z Fold 6 são suportados, mas outros receberão a novidade no futuro.
O Google fala que mais de 120 aparelhos diferentes contam com as APIs, o que representa mais de 75 milhões de usuários ativos mensais.
De toda forma, o grande destaque é que as APIs trazem mais qualidade para as imagens e permitem utilizar os recursos avançados das câmeras, mas é preciso que os desenvolvedores e fabricantes façam uso dessas ferramentas para que tudo funcione corretamente.
Por fim, para garantir a alta qualidade, os aparelhos precisam passar pelo Android Camera Image Test Suite (ITS), que no caso do modo noturno, exige 3 lux como alvo para alcançar.
Fonte: Android Developers