Google removeu opção que permitia desativar o Android Auto sem fio, mudança chega para tentar melhorar a integração, mas pode causar um problema.
O Android Auto sem fio veio para ficar, e é realmente isso que está acontecendo, já que não poderá ser mais desativado no aplicativo.
A conectividade sem fio está em alta, então permitir desativar o recurso, para o Google, não tem mais sentido, mas usuários podem ter um pequeno problema.
Android Auto sem fio não pode mais ser desativado
Na versão mais recente do Android Auto, versão 8.8, o Google removeu a opção que permitia desativar o Android Auto sem fio.
Versão 8.7 ou anteriores, permitem ativar e desativar o recurso a qualquer momento, mas isso não é mais possível ao atualizar.
O recurso era encontrado em configurações na parte do sistema, que agora só conta com a opção do Google Analytics.
Quando recurso sem fio foi lançado, ele foi desligado por padrão, depois de um tempo, o Google resolveu deixar a função ativada por padrão, agora a opção acaba de ser removida.
Mas diferente do que muitas pessoas podem pensar, apenas a opção foi removida, o recurso está em funcionamento e é ativado por padrão, o que nem todo mundo pode gostar.
Com o Android Auto sem fio ligado por padrão e sem opção para desativar, a estação multimidia poderá se conectar facilmente a qualquer aparelho Android com o Bluetooth ligado, então a pessoa será obriga a desligar o Bluetooth e esperar o telefone correto se conectar.
Para quem ainda quer desativar o Android Auto sem fio, será preciso entrar no modo de desenvolvedor e ativar a opção para desligar o recurso.
Android Auto sem fio, o que é?
O caminho do Android Auto sem fio é longo, foi lançado para aparelhos com Android 8.0 ou superior da linha Pixel, mais tarde chegou em alguns dispositivos da linha Galaxy da Samsung e com o sistema Android 10, recurso ficou disponível para um número maior de aparelhos da Samsung.
Apenas em 2020 com o Android 11, que o Android Auto sem fio começou a ser disponibilizado para todos os telefones e tablets.
Ele também é conhecido como Android Auto Wireless, e seu funcionamento é bem simples, permite a conexão com a estação multimidia do carro sem precisar tirar o smartphone do bolso e sem precisar de cabo.
Com o recurso ficando cada vez mais conhecido, a Motorola lançou o adaptador MA1, que traz o Android Auto sem fio para os centrais multimidia que anteriormente só possuía conexão com cabo, mas ele é bem caro no Brasil, mas facilita a vida de quem quer se livrar dos fios.
Fonte: 9to5google